Seu perfil diz muito sobre você, sabia? Até mesmo se deve ser admitido ou não por uma empresa. Fique de olho!

Seu perfil diz muito sobre você, sabia?  Até mesmo se deve ser admitido ou não por uma empresa. Fique de olho!

Você já parou para analisar seu perfil nas redes sociais? O que tem escrito? Como tem se comportado? O que tem falado? O que tem criticado? E as fotos que têm publicado, estão adequadas? Como se posiciona politicamente? Enfim, você mantém seu perfil atualizado?

Assim como os meios de comunicação se atualizam e se modernizam, os processos de seleção também passam pelo mesmo desenvolvimento e partem em busca de formas cada vez mais eficientes de chegar ao candidato ideal para cada tipo de situação e necessidade da empresa.

Hoje, participar de redes sociais/profissionais é forma mais atualizada de construir networking, buscar oportunidades no mercado e obter informações sobre os profissionais. Desta forma, as redes sociais são facas de dois gumes, ou seja, dependendo da maneira como são usadas, podem lhe ajudar e, por um simples descuido, também podem prejudicar.

No post de hoje, vamos discutir essa questão mais a fundo, explorando como o perfil profissional que você expõe nas redes sociais pode afetar sua chance de sucesso ao lutar por uma vaga de emprego. Confira!

Por que um perfil profissional faz a diferença na hora de conquistar uma vaga?

Segundo um estudo realizado pela Jobvite, empresa americana que desenvolve softwares de recrutamento, nos Estados Unidos, 93% dos recrutadores utilizam as redes sociais como ferramenta de busca por candidatos.

E não para por aí! A pesquisa também aponta uma estimativa de que, nos próximos anos, 73% dos recrutadores investirão em recrutamentos pelas redes sociais.

Existe mais de um bom motivo por trás dessa tendência. Podemos citar, pelo menos, três:

  • utilizando a rede social como ferramenta de trabalho, os recrutadores aumentam o alcance da busca por profissionais, podem encontrar profissionais em diferentes cidades e estados (e, em certos casos, até em um país diferente);
  • os recrutadores também conseguem acelerar as fases iniciais do processo de seleção, pois alguns candidatos já são eliminados logo na análise do perfil, sem que seja necessário conduzir uma entrevista pessoalmente;
  • comparativamente a outras alternativas, as redes sociais são uma alternativa de baixo custo em ferramentas de recrutamento.

Resumindo, do ponto de vista das empresas, o uso das redes sociais é uma das melhores opções disponíveis em termos de otimização do recrutamento. E isso tem um peso ainda maior para as organizações de grande porte, que realizam vários processos.

E o que isso significa para você? Basicamente, que está “na mira” dos recrutadores. A qualquer momento, seu perfil pode ser observado e analisado por um especialista de RH, que vai utilizar as informações presentes nele para definir se você segue (ou não) para as próximas etapas do processo seletivo. E tudo isso acontece sem que você sequer fique sabendo.

Por isso, os candidatos precisam fazer o uso consciente deste meio e usá-lo de com muito critério. Então, se você ainda não tem um perfil profissional nas principais redes sociais, é melhor se atualizar! Por outro lado, se já tem, administre-o da melhor forma possível, pois ele com certeza será o seu novo cartão de visitas.

Como otimizar seu perfil profissional para garantir o sucesso

Como você já deve ter percebido, para conquistar aquela vaga de emprego dos seus sonhos, não adianta ter apenas um bom currículo. Você também precisa começar a refletir um pouco mais sobre como constrói a sua “presença online”.

Portanto, fique atento às principais regras de bom uso das redes sociais ou você pode ser prejudicado por uma postagem inadequada. Para começar, nós temos cinco dicas!

1. Opiniões pessoais

A internet trouxe um novo patamar à liberdade de expressão, mas é preciso usufruir com cuidado desta liberdade.

Algumas vezes, sua opinião pode transparecer — mesmo que não seja o caso, na realidade — algum tipo de preconceito, intolerância, desrespeito. Além de ser grave do ponto de vista social, quando isso acontece ainda gera um desconforto para a empresa recrutadora, pois ela não vai querer associar sua marca a uma pessoa que propaga visões negativas.

Para evitar que isso aconteça, a melhor regra é o autocontrole, por mais que você esteja tentado a opinar abertamente sobre determinado assunto, lembre-se de que nem tudo o que você pensa deve ser dito nas redes sociais. Evite fazer postagens sobre política, religião, sexualidade — temas que são tipicamente polêmicos. Sinceridade demais pode lhe prejudicar e muito e ainda causar uma péssima impressão.

2. Domínio da língua

A maioria dos recrutadores busca pessoas com boas habilidades de comunicação, o que inclui o domínio da língua.

Por esse motivo, se eles encontram um perfil profissional que apresenta erros de escrita ou a utilização de uma linguagem grosseira, esse fator prejudica a chance do candidato conquistar a vaga. Especialmente no caso de profissionais que vão lidar diretamente com o público, como os cargos em vendas ou marketing.

Um dos problemas mais típicos encontrados nas redes sociais é o excesso do “internetês”, isto é, abreviações, hashtags, palavras escritas de acordo com a pronúncia. Alguns exemplos que você certamente já viu por aí:

  • vc, qnd, td (em vez de você, quando e tudo);
  • #fikadika ou #fikadica.
  • cazamiga (em vez de “com as amigas”).

Do ponto de vista do recrutador, ele não tem como saber se você será capaz de usar a escrita formal no ambiente de trabalho se tudo que você escreve é sempre com a linguagem da internet. Essa dúvida é ainda mais forte para os profissionais mais jovens, que já cresceram usando essa linguagem diferente.

Mas não se preocupe, pois não é necessário ser um especialista no português para evitar esse problema. Uma dica simples é usar, sempre que possível, um corretor ortográfico em suas postagens.

3. Atualização do perfil

Não adianta ter um perfil nas redes sociais e, simplesmente, deixá-lo abandonado. Na realidade, isso transparece até mesmo um certo descaso ou desorganização — especialmente se estamos falando de um perfil em uma rede com foco profissional.

Além disso, se o perfil está abandonado, você está perdendo a oportunidade de usá-lo como uma ferramenta para comprovar seu conhecimento. Você sabia que pode usar as redes sociais para divulgar o que sabe sobre sua área de trabalho? Por exemplo:

  • o técnico de TI pode publicar dicas rápidas de tecnologia para facilitar o dia a dia nas empresas;
  • o especialista em vendas pode publicar técnicas simples e eficazes de negociação;
  • o profissional de segurança do trabalho pode publicar maneiras de promover ergonomia no escritório.

Esse trabalho não exige mais do que cinco minutos por dia e traz um excelente resultado. Dessa forma, quando um recrutador acessar seu perfil, vai poder constatar imediatamente que você entende do assunto, e isso vai permitir que você se posicione à frente de outros candidatos.

A dica, portanto, é manter seu perfil atualizado. Poste, comente, curta e compartilhe! Mantenha seu perfil vivo e, principalmente, recheado de informações relevantes.

4. Conecte-se

Falando em informações relevantes, as conexões do seu perfil profissional também precisam ser escolhidas com atenção. Lembre-se de que, no perfil profissional, o que conta não é a quantidade de contatos, mas a qualidade.

Procure criar um vínculo ativo com profissionais e empresas de destaque na sua área de atuação. Se um recrutador visitar seu perfil, essa característica vai demonstrar que você tem um bom posicionamento na sua área. Além disso, a criação de conexões relevantes também garante que você terá acesso a informações exclusivas sobre as melhores oportunidades na sua área.

5. Mantenha o foco

Você não precisa incluir informações pessoais excessivas nas redes sociais. Aliás, em alguns casos, essas informações podem comprometer seriamente suas chances de impressionar um recrutador.

Aqui, cabem dois avisos especialmente importantes. Em primeiro lugar, em relação às fotos, evite poses sensuais e roupas provocantes. Em segundo, de maneira alguma publique comentários ruins sobre seus antigos empregadores ou uma opinião negativa em relação ao trabalho. Até uma frase, como “ainda bem que é sexta-feira”, pode transmitir a imagem de um profissional insatisfeito e pouco comprometido.

O que se passa na cabeça do recrutador ao ver um perfil profissional cheio de problemas na rede social? A conclusão lógica é que esse indivíduo é descuidado em todos os aspectos da sua vida. Infelizmente, nenhuma empresa quer contratar um colaborador imprudente. E, assim, você pode ser descartado do processo antes mesmo de ter uma chance de se apresentar pessoalmente.

Para evitar que isso aconteça, tenha uma postura consciente e proativa em relação ao seu perfil profissional. Fique atento ao que posta e mantenha uma imagem positiva no mundo virtual.

E então, como está o seu perfil profissional? Será que ele impressionaria os recrutadores ou é preciso fazer algumas mudanças? Aproveite para colocar nossas dicas em prática agora mesmo e melhorar suas chances de conquistar uma excelente vaga!

E para acompanhar nossos conteúdos sobre carreira e desenvolvimento profissional, não deixe de assinar a newsletter do EAD Laureate!

40 Respostas
  1. Tenho Interesse no curso de Gestão de Segurança Privada

  2. Obrigada!!!
    Por esta oportunidade de esta fazendo parte desta rede de ensino .
    Atenciosamente.
    Maria

    1. Nós que agradecemos Maria, ficamos muito felizes em tê-la conosco 🙂

    1. Olá Sueli, tudo bem? Que legal que gostou do nosso artigo 🙂

    1. Olá Rita, que legal que gostou do nosso texto 🙂

    1. Olá Elisângela, que bom que gostou do nosso texto 🙂

  3. Prezada Renata boa noite,

    Muito bom o texto e muito bom ter esse canal de comunicação. Parabéns
    Você poderia me informar, vocês tem o curso de Engenharia de Tráfego.

    Att,

    1. Olá Claudimiro, tudo bem? Ficamos muito felizes que gostou do nosso texto 🙂 Não temos o curso de Engenharia de Tráfego mas possuímos mais de 60 cursos entre graduação e pós-graduação. Você pode conferir todos os nossos cursos neste link: http://www.eadlaureate.com.br/cursos

  4. Boa tarde. Estou em dúvida entre Administração e Tecnologo em Processos gerais.
    Poderiam me ajudar?

    1. Olá Amanda, tudo bem? Ótima pergunta 🙂 O bacharelado em Administração do EAD Laureate irá te proporcionar uma visão ampla de diversos aspectos que envolvem a aréa, desde marketing, gestão, logistíca, legislação entre outros. Já o tecnólogo em Processos Gerenciais você terá uma visão mais focada em gestão, contando com uma metodologia inovadora que valoriza a sua experiência. Esperamos ter te ajudado, qualquer dúvida é só nos chamar 🙂

  5. Como foi oportuna essa matéria sobre as redes sociais!!!
    Parabéns !!!
    Agora estou super atualizada!!!
    Obrigada!!!

  6. Boa Noite! Gostei muito desse artigo ,bem interessante , irei aproveitar algumas dicas.Obrigada.

  7. Boa noite, gostei bastante das dicas, para ter um bom perfil profissional e como as redes sociais podem influenciar no campo profissional ao candidato há uma vaga de trabalho. Com certeza vai me ajudar bastante em relação a minha linha de trabalho.

    1. Olá Maria, ficamos muito felizes que tenha gostado das nossas dicas 🙂

  8. Olá tenho interesse em curso, semi presencial de Ciências Contabeis.

  9. Muito bom esse artigo, gostei das dicas..

  10. Ah que legal gostei desse artigo, são valiosa todas essas dicas. É importante nos manter atualizada, com um perfil adequado a nossa personalidade, também o cuidado com o que postamos nas redes sociais. Tudo isso é para o nosso próprio bem. Obrigado. Abraços

  11. Ah que legal, muito bom esse artigo com dicas valiosa. É importante o cuidado com nossas postagem nas redes sociais, e manter um perfil atualizado de acordo com nossa personalidade, isso nos ajudará em qualquer situação. Obrigada pela a dica.

  12. Gostei muito das dicas ! Vou ter que atualizar o meu .

  13. Parabéns gostei muito da sua dicas para o meu perfil! Vou me atualizar!!!

  14. Excelente conteúdo, direto e esclarecedor.
    Parabéns pelo canal e iniciativa.
    Abraços

  15. Muito bom mesmo.por uma falta de cuidado com as nossas palavras podemos perder oportunidades únicas ótima dica..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *