Reconheça suas forças e fraquezas | EAD LAUREATE + NUBE

Reconheça suas forças e fraquezas | EAD LAUREATE + NUBE

Todas as pessoas têm forças e fraquezas. Esses elementos são fundamentais para construirmos quem somos e também ajudam a trilhar nossa jornada rumo ao sucesso. Portanto, para ter êxito em suas conquistas, é necessário se conhecer. Descubra como fazer isso nesta matéria!

Segundo Lilian Schocair, psicóloga e coach de carreira, do Rio de Janeiro, a maioria das pessoas tende a se concentrar em seu calcanhar de aquiles e se boicota. “Um foco demasiadamente grande nessas questões pode levar o indivíduo a ficar paralisado com dificuldade de seguir em frente por acreditar não possuir capacidade de ser bem-sucedido”, avalia.

Resultado: você perde a confiança em você e se distancia dos seus objetivos. No entanto, uma maneira de reverter a situação é focar e potencializar as forças. Para a especialista, isso gera mais motivação e mudança de perspectiva ao enxergar em si aspectos positivos para concretizar a meta desejada. Contudo, uma questão ainda é importante: “é preciso fazer uma leitura realista dos seus pontos fracos para enfrentá-los”.

Em pesquisa realizada pelo Nube, 50% dos jovens apontaram a proatividade como seu ponto mais forte. Agora, se você ainda não descobriu o seu, o segredo é buscar o equilíbrio e apostar no autoconhecimento. Segundo Lilian, quando isso acontece, você reconhece o seu potencial e, ao mesmo tempo, procura promover mudanças decisivas para o seu sucesso. “Se conhecer é indispensável para o crescimento pessoal e profissional. Descobrir pontos fortes e fracos faz parte desse processo, bem como, saber trabalhá-los a seu favor”, completa.

A estudante de administração, Acsa Santiago, seguiu por esse caminho. Com a autoanálise, ela entendeu como podia lidar com as diversas situações do dia a dia, principalmente quando se trata de problemas. “Coloco todas as informações no papel e traço um plano para inverter a situação”, conta. Dessa forma, ela se sente mais feliz consigo mesma e também forte para encarar os próximos obstáculos.

Para se desenvolver na carreira, Lilian recomenda tomar alguns passos. O primeiro é ter clareza e definir claramente uma meta. “Escreva em uma folha de papel todas as competências, habilidades necessárias e os recursos indispensáveis para alcançá-la”. Em seguida, é hora de identificar seus talentos. “Faça uma comparação com o exercício anterior e estipule estratégias e ações concretas para ajudar nesse processo”.

O objetivo é enaltecer a melhor versão de si mesmo para uma jornada promissora! Aposte nisso e seja um profissional de excelência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *