Pós-graduação, Especialização ou MBA? Ó dúvida cruel!

Pós-graduação, Especialização ou MBA? Ó dúvida cruel!

Fazer uma pós-graduação é um divisor de águas na trajetória de um profissional. Porém, a escolha de um curso pode não ser fácil. Além de mestrado e doutorado, existem também os cursos de MBA ou especialização, opções focadas em aprendizado na prática.

À primeira vista, entender as principais diferenças entre especialização e MBA pode parecer um pouco difícil. Mas, sem dúvida, ambas têm potencial para alavancar a carreira de um profissional.

As duas modalidades são voltadas para temas específicos dentro de uma área de atuação, mas cada uma atende profissionais em momentos diferentes de carreira.

A especialização é interessante para quem acabou de se formar, quer se atualizar sobre as últimas tendências do mercado ou pretende aprofundar seus conhecimentos em determinada área. Esse acaba sendo também um caminho para quem quer mudar de carreira.

Já o MBA é mais indicado para quem já está há algum tempo no mercado de trabalho. O curso atende melhor gestores ou pessoas que estejam se preparando para a liderança.

Os temas estudados são muito próximos. A principal diferença está na abordagem, que varia conforme o propósito de cada tipo de curso.

Em Negócios, por exemplo, um curso de especialização em administração de empresas dará uma visão macro sobre os processos que essa área abrange. Já um MBA terá matérias focadas em procedimentos e visão estratégica do administrador.

Assim, além de ter uma clara noção de qual área do conhecimento melhor satisfaz seus objetivos profissionais, também é preciso saber de que maneira uma pós-graduação vai contribuir com o desenvolvimento de sua carreira.

Antes de vermos mais detalhes sobre as diferenças entre especialização e MBA, vamos entender como são definidos os cursos desse nível.

O que é um curso de pós-graduação?

Qualquer pessoa que já tenha concluído a graduação pode fazer uma pós. Ela é o passo seguinte para quem quer se aprofundar em determinada área do conhecimento.

Existem duas “famílias” de cursos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. Na primeira delas estão os cursos de especialização e MBA. Eles são voltados para o aprendizado prático e seu currículo geralmente busca tratar das últimas tendências em algum setor do mercado.

Já mestrado e doutorado fazem parte da “família” stricto sensu e são o caminho para quem quer trabalhar com pesquisa científica. Também são uma etapa importante para quem deseja seguir a carreira acadêmica.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), somente os alunos formados mestres ou doutores recebem diploma. Aqueles que concluem um MBA ou especialização recebem certificado.

Todas as modalidades de cursos são essenciais para o mercado de trabalho, pois permitem avanços em pesquisa e desenvolvimento, além do aprimoramento ou criação de novos produtos e serviços. Há, porém, uma diferença importante quanto ao tempo exigido do aluno.

Os mestrados e doutorados exigem dedicação em tempo integral e podem, em algumas situações, entrar em conflito com as obrigações do trabalho

Já os de especialização e MBA são uma boa opção para quem está trabalhando e busca conhecimento prático para evoluir na carreira, pois são mais flexíveis e focados em tendências do mercado.

As vantagens de fazer uma pós-graduação

O conhecimento é uma poderosa ferramenta para avançar na carreira. Diante das constantes transformações promovidas pelas novas tecnologias, manter-se atualizado é a chave para se destacar em ambientes cada vez mais competitivos.

A velocidade dessas mudanças não permite dizer quando é hora de parar de estudar. Por outro lado, novas possibilidades de atuação profissional surgem com as disciplinas criadas a partir das demandas criadas pelo mercado de trabalho. Assim, dar sequência aos estudos é uma das principais formas de não ficar para trás nessa corrida.

Fazer uma pós-graduação permite que você mantenha o contato com essas novidades. Também é uma oportunidade para fazer networking e fortalecer sua rede de contatos.

Conversar com pessoas que trabalham em sua área permite ter uma visão mais ampla, tanto da concorrência quanto do próprio mercado em que você está inserido. Além disso, também abre espaço para outras possibilidades em sua carreira, como a de um emprego em outra companhia ou mesmo a abertura do seu próprio negócio.

Os cursos de especialização ou MBA são formatados para atender todas essas demandas. Como as aulas são voltadas para o aprendizado na prática, é comum os professores serem profissionais atuantes no mercado. E mesmo quando não são, já tiveram experiência na área de sua disciplina.

Mas antes de escolher um desses tipos de curso, é preciso prestar atenção às diferenças entre eles. Vamos ver a seguir quais são as principais.

Especialização

A especialização é um curso de pós-graduação lato sensu voltado para profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho. Ela confere habilidades técnicas específicas em determinado tema e é ideal para quem quer aprofundar seu conhecimento em diversas áreas de atuação.

A carga horária desses cursos geralmente soma 360 horas e uma monografia é exigida na conclusão. O título conferido ao aluno concluinte é o de Especialista em determinado tema.

A especialização é mais flexível quanto aos horários. Muitas faculdades e universidades optam por aulas em dois ou três dias por semana. Outras oferecem aulas intensivas nos fins de semana. Com aulas distribuídas dessa forma, é possível concluir os estudos em cerca de um ano e meio.

Também é possível fazer um curso de especialização a distância, tanto em instituições tradicionais quanto em escolas focadas na formação após o término da graduação.

Essas características fazem com que esse tipo de curso seja uma alternativa interessante para quem está concluindo uma graduação ou é recém-formado. É uma opção também para o profissional que precisa se dividir entre trabalho e estudos ou quer ficar por dentro das últimas tendências em sua área.

Cada instituição de ensino é livre para definir as regras de ingresso em seus cursos de especialização. É comum, no entanto, a exigência do diploma ou certificado de conclusão da graduação e o histórico escolar do aluno.

MBA

O MBA (da sigla em inglês, Master Business Administration) não é um curso de mestrado, como o nome já sugere. Esse tipo de curso geralmente é voltado para as áreas de Administração, Gestão e Negócios e é indicado para quem tem algum tempo de carreira.

Ele é ideal para quem é (ou pretende ser) líder em alguma companhia. Por isso, os MBAs são muito procurados por empresários, executivos e gestores.

Quanto à carga horária, os cursos com 360 horas-aula são classificados como “padrão Brasil”. Os de 480 horas, são “padrão global”. Os horários das aulas também são flexíveis e divididos em um ou dois dias por semana, no caso de cursos presenciais.

A maioria dos cursos de MBA exige uma monografia ou um projeto prático para a conclusão e o título do aluno concluinte também é de Especialista

É possível que haja um processo seletivo para o ingresso. Algumas instituições fazem entrevistas online ou presenciais com os candidatos para avaliar seus conhecimentos e definir como o curso pode ajudar em suas carreiras. Assim, pode haver a exigência de alguma comprovação da experiência profissional.

O que é preciso para fazer MBA ou especialização no exterior?

Muitas pessoas buscam no intercâmbio uma forma de valorizar seu currículo. Assim, estudar em outro país e voltar com um diploma de Especialista acaba cumprindo uma dupla função: além do aperfeiçoamento em uma língua estrangeira, também há o aprimoramento profissional.

Para o ingresso em cursos de MBA ou especialização no exterior, as instituições de ensino geralmente pedem um certificado de proficiência em uma língua estrangeira.

No caso do inglês, os testes que fornecem esse certificado são o International English Language Testing System (IELTS), o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o Test of English for International Communication (TOEIC). Todos podem ser feitos no Brasil em escolas credenciadas.

Além disso, há a exigência de cartas de recomendação de chefes diretos ou gestores da área de atuação do candidato. Quem pretende ingressar também precisa fazer redações (essays) explicando por que deseja fazer o curso e como ele vai ajudar em sua carreira.

No caso dos MBAs, também são exigidos testes de conhecimentos básicos em matemática e análise de dados. O Graduate Management Admission Test (GMAT) e o Graduate Record Examinations (GRE) são os mais comuns para escolas de negócios nos Estados Unidos e na Europa.

Estudar em uma universidade estrangeira é um cartão de visitas para qualquer profissional. E mesmo que você não possa fazer um curso presencial, a educação a distância pode ajudar. Já existem milhares de opções disponíveis nas mais renomadas instituições de ensino.

MBA ou Especialização: escolhendo o curso ideal

Existem diversas opções de cursos de pós-graduação no mercado. Seus nomes e as disciplinas no currículo podem confundir um pouco o aluno no momento da escolha.

No entanto, conhecer as diferenças na forma como eles são estruturados é o primeiro passo para fazer a escolha ideal para você.

Antes de tomar uma decisão final, procure o máximo de informações que puder sobre os cursos que mais lhe interessam. Se possível, converse com pessoas que já os fizeram para saber quais foram as suas impressões.

Além disso, converse com as próprias instituições que oferecem esses cursos. Em algumas, é possível entrar em contato com os professores coordenadores, que oferecem uma visão geral de como os estudos serão conduzidos e podem até sugerir outras opções com base no perfil do aluno.

E caso você tenha de conciliar diversas atividades com seus estudos, considere fazer uma pós-graduação a distância. A flexibilidade é maior nessa modalidade de ensino, mas valem as mesmas regras seguidas pelos cursos regulares.

Ainda tem alguma dúvida sobre MBA ou especialização? Deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco!

13 Respostas
  1. Bom eu gostaria de fazer curso de pós graduação.

    1. Olá Bruna, ficamos felizes que você gostou do nosso texto 🙂 Fique ligada que estamos sempre com novidades!

    1. Olá Amanda, que bom que você gostou do nosso texto 🙂

    1. Olá Jaqueline, tudo bem? Que legal que tiramos as suas dúvidas 🙂 Fique ligada que estamos sempre com novidades

  2. Me interessei tanto pelo MBA que comecei este ano …

  3. Excelente matéria, me apontando o MBA para depois do bacharelado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *