Pedagogia: carreira, desafios e tecnologia

Pedagogia: carreira, desafios e tecnologia

Está em busca de informações sobre Pedagogia, o que faz um pedagogo, quais são os desafios e oportunidades? O #QueroSaber desta semana é sobre esse curso.

Nós conversamos com os professores coordenadores do curso do EAD Laureate, Leandro Moura,  Fernanda Mendes  e Arley Regina Lobo para saber tudo o que acontece nessa área.

Mercado de trabalho 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são as áreas nas quais um pedagogo pode atuar.  Educação infantil, Ensino Fundamental I e Gestão Escolar são as áreas mais conhecidas e que englobam o ambiente escolar, porém o trabalho do pedagogo não precisa estar limitado somente a essa área. O papel do pedagogo modificou-se e ao mesmo tempo ampliou-se. Agora o profissional tem um leque de oportunidades de atuação em instituições, como: museus, ONGs (Organizações Não Governamentais), hospitais, circos, empresas, editoras, presídios e instituições correcionais, sindicatos, em emissoras de TV e rádio, com foco na difusão cultural, entre outros.

Confira algumas possibilidades abaixo.

Editoras e empresas de conteúdo

pedagogia-em-empresas-de-conteudo

O trabalho do pedagogo nas editoras e empresas de conteúdo inclui principalmente a geração de conteúdos específicos para as diferentes áreas de atuação da empresa. O pedagogo pode contribuir como autor e coautor de livros didáticos, de literatura e paradidáticos. Pode também realizar assessoria pedagógica com base numa determinada obra, pode elaborar encartes pedagógicos com orientações aos professores que adotarem determinada publicação. Também pode atuar como revisor temático fazendo a avaliação dos conteúdos das obras  

Pedagogia Empresarial 

pedagogia-empresarial

A presença do pedagogo em empresas tem crescido a cada dia. Suas principais responsabilidades envolvem a elaboração de materiais para treinamentos, reuniões e eventos, desenvolvimento de políticas e normas de conduta, entre outras, desempenhando um papel central na organização empresarial. Além disso, o pedagogo pode atuar em salas de alfabetização e capacitação de profissionais das empresas. Dessa forma, sua atuação engloba diveras áreas que vão desde Recursos Humanos e Treinamento até áreas administrativas de uma empresa.

Pedagogia Hospitalar 

Atualmente, vários hospitais contam com o trabalho da pedagogia hospitalar e são diversas as atividades realizadas por um pedagogo nesse espaço. O pedagogo acompanhará a criança ou adolescente nos momentos de internação, reabilitação e recreação, podendo desempenhar o papel de interlocutor entre a educação formal e a necessidade temporária de acompanhamento escolar individualizado, garantindo a continuidade do ano letivo. Alguns hospitais disponibilizam brinquedotecas ou salas especiais nas quais os pacientes podem buscar de maneira lúdica, apoio pedagógico e emocional e é principalmente nesses espaços que o pedagogo pode desempenhar seu trabalho de maneira plena.

Estágio

Um caminho muito comum de entrada no mercado de trabalho é o estágio.

Estagiar abre muitas oportunidades ao futuro pedagogo e na educação a distância, o estágio ocorre da mesma forma que na educação presencial – sempre noúltimo ano. O estudante deve realizá-lo sob a orientação de professores e tutores que o prepararão para a entrada definitiva no mercado de trabalho.

Tecnologia aplicada à educação

http://www.eadlaureate.com.br/ondefor/wp-content/uploads/2017/03/Pedagogia-e-a-tecnologia.jpg

Uma exigência muito recorrente nos últimos anos é a utilização da tecnologia como recurso importante na da sala de aula.

Com games, lousas interativas  e tablets, as escolas estão cada vez mais equipadas  para receber estudantes que estão plenamente acostumados com ferramentas digitais.

No curso de Pedagogia a distância do EAD Laureate, o estudante tem acesso a ferramentas digitais desde seu primeiro contato com o curso e ao final estará apto a utilizar os mais diferentes recursos tecnológicos. Além disso, no último semestre o estudante terá uma disciplina denominada Tecnologia Educacional, que apresenta as ferramentas mais atuais para a área educacional.

A prática da profissão

Para a prática dos conceitos vistos nas aulas, nos polos de educação a  distância do EAD Laureate, o estudante tem acesso a uma brinquedoteca, considerada um laboratório prático de Pedagogia.

Os trabalhos na brinquedoteca são realizados desde o primeiro semestre para que o estudante tenha contato com as atividades práticas relacionadas à área.

Também são promovidas atividades de integração entre os estudantes como o Sarau EAD Laureate, que uniu estudantes, docentes e tutores em diferentes polos de diversas localidades do Brasil para apresentações de poesias, contos e músicas. Foram mais de 35 polos conectados simultaneamente, que puderam ver e ouvir as apresentações de 16 estudantes e mais de 15 docentes e tutores. Confira aqui, tudo o que rolou nesse evento.

E não termina por aqui, o EAD Laureate também promoveu um “Concurso de Contos”, com a participação de diversos estudantes de todo o país. Os vencedores tiveram seus contos transfomados “em animações narradas, pautadas por efeitos e trilhas sonoras” e você pode conferir esse resultado aqui

A biblioteca

Como apoio ao processo de aprendizagem, a biblioteca, disponibilizada aos estudantes diretamente no ambiente virtual de aprendizagem, oferece uma oportunidade muito importante na aquisição de conhecimento. Além de diversos conteúdos nacionais, o estudante tem acesso a livros, artigos e teses de diferentes lugares do mundo que vão contribuir com uma formação globalizada.

Dilemas da área

A relação Escola X Família exige do pedagogo muito discernimento e capacidade técnica. Saber lidar com conflitos reais e recorrentes no ambiente educacional é um grande diferencial desse profissional. Ao longo de todo o curso os estudantes de Pedagogia do EAD Laureate são preparados para desenvolver uma visão verdadeira da realidade escolar e aprendem como se posicionar diante desse desafio.

“Fazer diferente, ser mais aberto e atualizado” é mais um dos desafios da área diz a professora coordenadora do curso de Pedagogia Fernanda Mendes Arantes. A capacidade de entender o momento no qual o professor está vivendo e se adequar àquela realidade é um desafio, porém faz parte da alma da profissão.

Diferentemente do passado, o professor, hoje, por meio do uso de metodologias ativas, posiciona-se como um “facilitador de processos e constrói junto com o estudante o conhecimento” afima a professora Arley Regina.

Todas as mudanças que aconteceram na área da Pedagogia “acontecem devido à transformação da sociedade e do indivíduo” complementa o professor coordenador Leandro Aparecido Moura.

Ainda está em dúvida se Pedagogia é o curso ideal para você

O professor Leonardo deixa a dica ” Questione-se: você gosta de se atualizar? Você se vê como protagonista na vida das pessoas e também como um agente transformador do seu país?”

Se a sua resposta foi sim para todas as perguntas, parabéns, você está no caminho certo. Mas se ainda falta algum esclarecimento, fique com as nossas #DicasdeMestre

http://www.eadlaureate.com.br/ondefor/wp-content/uploads/2017/03/Dica-de-Pedagogia-Fernanda.png

http://www.eadlaureate.com.br/ondefor/wp-content/uploads/2017/03/Dica-de-Pedagogia-Leandro.png

Esse foi o nosso #QueroSaber sobre o curso de Pedagogia. Gostou? Curtiu? Fale sua opinião para a gente! Até a próxima! 

12 Respostas
    1. Olá Raquel, que bom que você gostou do nosso texto 🙂

    1. Olá Felipe, que legal que você gostou 🙂 Fique atento que estamos sempre com novidades

  1. Gostei muito da matéria, sou aluna de Pedagogia na EAD Laureate e gostaria de saber mais sobre Psicopedagogia. Muito obrigada!

    1. Olá Elisângela, tudo bem?
      Que legal que gostou do nosso blog. Volte mais vezes, estamos sempre com novidades 🙂

  2. Olá, boa tarde.
    Gostei do blog, parabéns .
    Voltarei mais vezes para ler e reafirma minhas convicções em relação ao leque de possibilidades que determinada área do conhecimento pode nos apresentar

    1. Olá Marcio, que legal que está gostando do nosso blog. Volte sempre 🙂

    1. Olá Geiza, que legal que você gostou do nosso texto sobre Pedagogia 🙂 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *