Networking: uma ferramenta poderosa para a sua carreira

Networking: uma ferramenta poderosa para a sua carreira

Ninguém constrói uma carreira de sucesso sozinho. Você sempre vai precisar da ajuda de amigos, colegas de trabalho, chefes e professores para alcançar seus objetivos. É esta rede de contatos, que você constrói ao longo da sua vida profissional, que chamamos de networking.

O networking, quando usado com eficiência, pode ser decisivo na hora de mudar de emprego, escalar posições hierárquicas na empresa ou simplesmente se tornar um profissional de destaque na sua área de atuação.

Fazer networking é pedir emprego? 

Embora o networking seja muito útil quando você está buscando recolocação no mercado, ele não deve ser utilizado exclusivamente para essa finalidade. O objetivo é estabelecer uma relação de ajuda mútua entre os profissionais. É mais ou menos assim: as pessoas recorrem a você quando precisam de algum favor e retribuem quando necessário.

Ser popular ajuda o networking?

Claro que ter facilidade no relacionamento interpessoal facilita muito, mas você não precisa fazer um milhão de amigos e ser o campeão de popularidade para ter uma rede de contatos poderosa. Aliás, é melhor você conhecer as pessoas certas do que sair por aí acumulando cartões de visita e investindo em relacionamentos que não levam a lugar algum. Os consultores de carreira são unânimes em dizer que a qualidade dos relacionamentos é muito mais importante do que a quantidade de contatos do networking.

Como faço para iniciar minha rede de contatos?

Uma boa dica é analisar seus amigos do Facebook, LinkedIn, Instagram e WhatsApp. Faça uma seleção dos que podem efetivamente contribuir para sua carreira e separe-os em grupos, de acordo com suas atividades profissionais. O ideal é fazer uma pequena ficha do contato, anotando dados como cargo, empresa onde trabalha, endereço de e-mail e telefone.

Concluída a lista, não perca a oportunidade de estabelecer novas conexões e continuar alimentando seu networking de bons contatos.

Pessoas certas você encontra nos lugares certos

Dificilmente você vai conhecer pessoas capazes de influenciar sua carreira na academia, no shopping ou no supermercado. Procure participar de palestras, conferências e eventos da sua área para ampliar sua rede de relacionamentos.

Uma ótima alternativa para quem está trabalhando e não tem tempo de frequentar esses lugares, é fazer cursos de educação a distância. Além dos encontros presenciais com professores e colegas de classe, os estudantes do EAD Laureate têm a oportunidade de fazer amigos fora da sua cidade durante Web Conferências e outras atividades online que reúnem estudantes do país inteiro.

 

 Mantenha seu networking ativo

Agora que você já tem uma lista forte de contatos, é bom lembrar que o networking é um investimento de longo prazo que precisa de muita atenção para dar resultados. Por isso, é importante que você mantenha contato constante com seus amigos. Envie mensagens de aniversário, comemore com ele novas conquistas ou compartilhe artigos de interesse profissional.

Para finalizar, procure ser uma pessoa atenta às necessidades de quem está ao seu lado. Saiba ouvir e esteja sempre disposto a colaborar quando necessário.
Tão importante quando ter contatos influentes, é ser um contato que faz a diferença para os colegas de profissão.

 

2 Respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *