Mudar de emprego: como o filme "Uma Manhã Gloriosa" pode inspirar você

Mudar de emprego: como o filme "Uma Manhã Gloriosa" pode inspirar você

Um assunto cada vez mais discutido no mundo corporativo é a importância de ter satisfação pessoal e felicidade com a carreira. Muitas vezes, isso envolve uma verdadeira reviravolta na trajetória profissional. Enquanto isso, a instabilidade e as mudanças rápidas do mercado de trabalho também podem levar você, inesperadamente, a ter que mudar de emprego.

Seja por opção ou de maneira menos planejada, deparar-se com uma nova empresa, novos colegas, novos chefes e novas demandas é um desafio. Além de confiar na sua experiência e na sua determinação para dar conta de enfrentá-lo, que tal contar também com a ajuda do cinema? Isso mesmo!

Um exemplo incrível de como lidar com uma mudança de emprego é a história de Becky, protagonista do filme “Uma Manhã Gloriosa”. Interpretada por Rachel McAdams, a personagem é uma produtora de televisão que acaba de ser demitida de uma emissora em sua cidade natal. Por recomendação do seu ex-chefe, ela é contratada por uma emissora de Nova York.

Lá, Becky recebe uma missão, no mínimo, desafiadora: reavivar o Daybreak, um noticiário matinal que conta com uma audiência baixíssima e uma equipe bastante complicada, em que as batalhas de egos e de interesses rolam soltas e no qual a competência e a ambição parecem ter sido completamente esquecidas. Não à toa, o programa já passou pelas mãos de nada menos do que catorze produtores.

Entretanto, Becky não se deixa abater — e, assim como ela, você também dará conta de mudar de emprego com sucesso. Continue a leitura e saiba como “Uma Manhã Gloriosa” pode ajudar nessa empreitada!

Não tenha medo de se reinventar

“Uma Manhã Gloriosa” é uma comédia com pitadas de drama e de romance, ou seja, você já deve ter percebido que, além de reinventar um programa de notícias, Becky também tem muitas lições para aprender sobre si mesma. Afinal, em meio aos desafios e às confusões do seu dia a dia profissional na emissora, ela ainda se envolve romanticamente com Adam, seu colega de trabalho vivido por Patrick Wilson.

Para conseguir se inserir no time do noticiário e ser capaz de influenciá-los e inspirá-los, Becky se preocupou em analisar a dinâmica do grupo, incluindo as habilidades e os pontos fracos de cada um, sendo a produtora de que eles precisavam.

Com isso, ela conseguiu transformar-se, verdadeiramente, em uma integrante da equipe, deixando para trás os rótulos de novata ou de “forasteira”. De início, a equipe do Daybreak apresentou bastante resistência à ideia de mais um produtor, mas Becky os conquistou provando que estava realmente interessada no sucesso do programa.

As necessidades do seu antigo emprego não são as mesmas do atual. Nessa nova fase da sua vida, dedique tempo e atenção a compreender quem são as pessoas que agora trabalham ao seu lado e o que você pode fazer por elas. Assim, juntos, vocês caminharão rumo ao sucesso.

Mantenha o otimismo diante de mudanças

Depois de uma demissão inesperada, Becky se viu diante de um desafio gigantesco e considerado, por muitos, impossível, já que mais de uma dúzia de profissionais extremamente competentes haviam fracassado na missão de reavivar o Daybreak.

Entretanto, eles não tinham o otimismo e a boa disposição da protagonista de “Uma Manhã Gloriosa”. Antes de mais nada, o que fez com que Becky se mantivesse confiante foi sua paixão pelo que fazia.

Quando trabalhamos com o que amamos, qualquer mudança, desafio ou dificuldade se torna mais fácil de enfrentar, pois sabemos a satisfação profissional e pessoal que teremos quando alcançarmos o sucesso. O amor pelo trabalho nos permite ter uma visão em longo prazo de nossas carreiras, o que faz com que não apenas consigamos lidar com os desafios, mas com que os abracemos.

Por isso, Becky estava aberta às possibilidades, preferindo abraçar o emprego que surgiu, do que ficar de braços cruzados esperando a chance perfeita aparecer. Seu otimismo permitiu que ela tomasse as rédeas da própria carreira, custando o que custasse.

Seja corajoso e competente

Outras qualidades admiráveis de Becky incluem a coragem e a ousadia. Um dos motivos que levou seus antecessores no Daybreak a falharem foi o fato de que eles se limitavam a repetir os mesmos erros e a encarar os problemas da mesma forma. Já a protagonista tentou diferentes abordagens até descobrir o que dava certo, tanto com a equipe quanto com a audiência. Isso foi possível por que ela se esforçou para pensar fora da caixa.

Lembra daquela boa e velha frase de Albert Einstein, que diz “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”? As atitudes de Becky foram consideradas excêntricas ou fadadas ao fracasso por muitos, mas ela foi a única produtora a ter a coragem de efetivamente revolucionar o programa de notícias.

Manter-se na sua zona de conforto e não assumir riscos é um erro para quem quer fazer a diferença enquanto profissional. A ousadia aumenta as suas chances de ser bem-sucedido e de realmente deixar a sua marca.

Mas, é claro, a coragem e a ousadia precisam ser embasadas pela competência. Becky tomou riscos, sim, mas ela sabia o que estava fazendo; não foram tiros no escuro. Portanto, invista na sua especialização e no seu conhecimento. Dessa forma, você conseguirá dar conta de qualquer desafio e de se provar capaz diante de quem duvida de você.

Aprenda com os erros

Uma das lições mais importantes de “Uma Manhã Gloriosa” é a de que qualquer pessoa pode nos ensinar algo fundamental, não apenas por meio de seus acertos e experiências, mas também por seus erros. Sendo assim, não devemos menosprezar ninguém — mesmo a figura mais ranzinza e fechada pode revelar-se alguém que fará a diferença na sua carreira.

E isso acontece não apenas por meio dos momentos de glória, dos desafios superados e das grandes conquistas. Nossos fracassos e erros — e os fracassos e erros dos outros — também nos ensinam lições importantíssimas.

Quando dedicamos tempo a analisar onde e por que erramos, ganhamos a certeza de que não cometeremos esses erros novamente. Da mesma forma, podemos evitar, até mesmo, o primeiro deslize se nos abrirmos também a aprender com os erros dos outros.

E então, pronto para enfrentar o desafio de mudar de emprego depois de aprender essas lições de “Uma Manhã Gloriosa”? Tem outros amigos e colegas passando pelo mesmo desafio? Compartilhe este post nas suas redes sociais e divida seus novos conhecimentos!

Uma Resposta
  1. Uma manhã gloriosa e de fato a inspiração que preciso para fazer as coisas acontecerem. Me ajuda a acreditar que a dificuldade faz parte do primeiro passo para mudar a vida sem perspectivas para um de felicidade e sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *