Licenciatura em História a distância: conheça o curso e a carreira

Licenciatura em História a distância: conheça o curso e a carreira

Para muitas pessoas, cursar uma faculdade presencial é praticamente impossível, tanto pela questão do tempo (é inviável conciliar o trabalho e a família com os estudos) quanto pelo investimento financeiro (quando o valor da mensalidade não cabe no orçamento).

Em casos assim, o ideal é optar por uma graduação na modalidade a distância. E por que não escolher a licenciatura em História a distância? Afinal, o curso é muito interessante e a carreira pode ser promissora!

A graduação EAD possibilita ao aluno organizar seu horário de estudos de acordo com a sua rotina, além de contar com preços bastante acessíveis e com tecnologia inovadora, o que permite aproveitar melhor os recursos oferecidos no ambiente virtual de aprendizagem.

Quer saber mais sobre o curso de licenciatura em História a distância? Então continue a leitura e veja como é a carreira e quais são os desafios e as oportunidades para quem quer se formar nessa área.

Como é a graduação em História?

A graduação em História a distância (e presencial também) apresenta duas opções para o aluno: a licenciatura e o bacharelado. Em algumas universidades é possível cursar a licenciatura e o bacharelado ao mesmo tempo. Mas você sabe qual é a diferença entre um e outro?

O bacharelado permite que você atue na área de pesquisa, por exemplo, mas não habilita a lecionar. Já no caso da licenciatura, você vai poder atuar na área da Educação, ministrando aulas para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. De qualquer forma, é importante lembrar que a grade curricular é basicamente a mesma para o bacharelado e para a licenciatura. No decorrer dos semestres, as disciplinas específicas são inseridas.

Em relação ao estágio, também existem diferenças. No bacharelado, o foco é a pesquisa e ele pode ser realizado em organizações ligadas ao mercado de trabalho. Na licenciatura, o principal objetivo é que o aluno conheça o dia a dia de um professor. Assim, ele vai, em um primeiro momento, observar a prática pedagógica do profissional, depois vai auxiliar o professor e, por último, elaborar trabalhos, projetos e avaliações.

Após o estágio ser cumprido, é preciso entregar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Embora cada universidade tenha suas normas específicas, geralmente esse documento é obrigatório tanto no bacharelado quanto na licenciatura, mudando apenas as orientações de acordo com cada habilitação.

Tanto na conclusão do bacharelado quanto da licenciatura, você pode continuar os estudos, por meio de especializações ou mestrado, por exemplo.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura, veja mais informações sobre as características específicas do curso de licenciatura em História a distância.

Como é o curso de licenciatura em História a distância?

Como já foi colocado, a licenciatura em História vai preparar o aluno para que ele possa atuar na área da Educação, ministrando aulas de História no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O curso, geralmente, tem duração de 3 anos e na sua carga horária constam matérias obrigatórias, optativas, atividades de complementação e estágio supervisionado.

A grade curricular é formada por disciplinas que englobam conhecimentos específicos relacionados à História e também por disciplinas ligadas à parte pedagógica, como:

  • História da Arte;
  • História Antiga;
  • Independência do Brasil;
  • Introdução aos Estudos Históricos;
  • Didática;
  • Práticas Educacionais;
  • Libras.

Ao cursar licenciatura em História, você vai ser capaz de compreender as influências sociais, econômicas e culturais que geram transformações, positivas ou negativas, na sociedade. Além disso, você vai desenvolver o senso crítico, analisando, interpretando e refletindo sobre as questões relacionadas ao curso, afinal, o conhecimento é construído com base nas dúvidas e não nas certezas.

Como é a carreira do profissional licenciado em História?

O profissional que cursou licenciatura em História, além de poder atuar como professor tanto na rede pública quanto na rede particular, também pode exercer a função de diretor ou de coordenador (gestão escolar).

Além disso, pode prestar consultoria, atuando nos mais diversos segmentos que precisam de uma avaliação ligada aos fatos históricos. Dessa forma, é possível realizar trabalhos relacionados a filmes, peças teatrais, novelas, documentários e turismo histórico, por exemplo. A pessoa licenciada em História também pode atuar na área de pesquisa, em universidades ou institutos de pesquisas, investigando e produzindo materiais (livros, teses, artigos) relacionados a determinado assunto.

Existem também os concursos públicos que, geralmente, são realizados por instituições, como o Exército e a Biblioteca Nacional. Nesse caso, o profissional é contratado na categoria de técnico. Mesmo sendo interessante entrar um concurso público voltado para a sua área de formação, também é possível participar de outros que tenham pouca ou nenhuma relação com a faculdade cursada.

Como você pode perceber, o mercado de trabalho para quem é formado em licenciatura em História é bem amplo, com várias áreas de atuação!

Como o profissional com formação em licenciatura em História pode ter sucesso?

Mesmo quem já demonstra ter vocação precisa acompanhar as novidades e as tendências para que possa se destacar na sua área. Assim, é preciso se atualizar sempre (por meio de especializações ou cursos de complementação, por exemplo), tanto em relação ao conteúdo específico e aos assuntos diretamente ligados à disciplina, quanto em relação às tecnologias que vêm sendo utilizadas atualmente, nos mais diversos setores.

Você pretende lecionar? Tem mais interesse em pesquisa? Fazer planos e estabelecer metas também contribui para uma carreira de sucesso, pois é preciso saber exatamente aquilo que se quer alcançar e no que se deve investir.

Conhecer e conversar com outras pessoas que trabalham na mesma área também é uma boa ideia e uma ótima maneira de aumentar seus contatos profissionais, debater temas (muitas vezes polêmicos), trocar informações e aprender, principalmente com aqueles que já têm uma certa experiência.

Viu como a licenciatura em História a distância é uma ótima opção? Além de contar com os mais variados recursos tecnológicos que o ambiente virtual de aprendizagem contém, o curso apresenta curta duração, o valor das mensalidades é acessível e os horários de estudo são flexíveis, uma vez que você determina quando vai estudar, levando em conta os compromissos diários que você já tem.

Gostou do nosso post? Agora que você já conhece as particularidades da licenciatura em história a distância, entre em contato conosco e conheça outros cursos!

5 Comentários

Deixe uma resposta