Intercâmbio: adicione essa experiência à sua bagagem profissional

Intercâmbio: adicione essa experiência à sua bagagem profissional

Automóveis montados no Brasil, com design europeu, tecnologia alemã, softwares indianos, componentes chineses, pneus made in Indonésia e motores produzidos na Argentina. Só com esse exemplo já dá para perceber como as empresas precisam de profissionais com experiência internacional em seus times.

E note que eu disse experiência internacional e não simplesmente falar outro idioma.

No mundo globalizado de hoje, as empresas buscam mais que pessoas fluentes em outro idioma, querem profissionais capazes de interagir e trabalhar em equipes multiculturais. O mundo corporativo valoriza a flexibilidade que você adquire quando passa um tempo fora do país, convive com pessoas de origens diferentes e tem que se virar sem o apoio da família e dos amigos.

Fazer mochilão e trabalhar em lanchonetes na Europa vale como experiência internacional?

Vale sim, porém, intercâmbios ligados a instituições de ensino reconhecidas no mercado têm mais peso no currículo. A boa notícia é que hoje em dia é muito mais fácil estudar fora do país. Existem muitos convênios entre faculdades brasileiras e estrangeiras, bem como diversas modalidades de intercâmbio que podem dar uma força extra ao seu currículo.

Dependendo do seu objetivo, você pode fazer a chamada “graduação sanduíche” – quando o estudante realiza um período da faculdade fora do país – ou até mesmo optar por uma pós-graduação ou por cursos de especialização de curta duração em alguma instituição de destaque na sua área profissional.

Como ser aceito em universidades estrangeiras?

A dica é procurar instituições de ensino nacionais que tenham convênio com entidades estrangeiras. O próprio EAD Laureate pode ajudar muito nisso, pois faz parte da maior rede internacional de universidades, com 70 instituições de educação superior em 25 países.

Os estudantes da Rede Laureate têm acesso a uma série de facilidades e opções, como os programas internacionais de férias. São cursos de curta duração, sob medida para você realizar seu sonho de estudar no exterior, aperfeiçoar seus conhecimentos e ainda colocar um certificado internacional no seu currículo.

Intercâmbios enriquecem seu networking

Um dos benefícios mais importantes do intercâmbio é a oportunidade de ampliar sua rede de contatos, o famoso networking. Quando você frequenta uma universidade estrangeira, então, seu networking fica parecendo uma assembleia da ONU!

Isso acontece porque as universidades internacionais costumam atrair estudantes de diversas nacionalidades que, assim como você, querem expandir seus horizontes profissionais.

Imagine que experiência incrível fazer um trabalho em grupo com colegas da Índia, da Nova Zelândia, da China e da Rússia! Aqui vai uma dica: se encontrar estudantes brasileiros no campus, evite ao máximo ficar com eles. Afinal, você não foi tão longe para ficar falando português e desperdiçar a chance de fazer amizade com professores, estudantes e até mesmo moradores locais. Quem sabe, no futuro, eles podem ajudar você a alçar voo para uma bem-sucedida carreira internacional.

6 Respostas
  1. Olá! Prezado amigos e amigas, venho por meio dessa mensagem dizer pretendo me reforçar ao máximo dentro do que for possível, já tem muitos anos que terminei a escola, por causa de não ter condições acabei ficando parada por logo tempo, mas esse ano de2018 tomei uma desição importante pra mim, que é voltar estudar! Tenho fé e tomei por determinação fazer algo diferente na minha vida!! Obrigado pela oportunidade! Ângela

    1. Que bacana saber disso Ângela! Ficamos felizes que saber de histórias como a sua 🙂 Bons estudos e conte conosco!

  2. Bom dia ,

    Sou casado à 30 e pai de 3 filhos maravilhosos e 1 esposa muita companheira , e depois de muitos anos de luta e dificuldades consegui retomar meus estudos apesar da idade , mas sempre ha tempo para recomeçarmos . Estou no 2 semestre de Gestão de TI e tenho como meta e objetivo além de terminar meus estudos de ir embora para os USA , ter um trabalho , novos desafios ,, novas experiências e me estabelecer no país juntamente com a minha família .

    Agradeço a Anhembi Morumbi / EAD Laureate por proporcionar estas oportunidades internacionais e espero poder realizá-las

    1. Ficamos muito felizes em fazer parte da sua história, Márcio!

  3. Ola bom dia ! Terminei meu 2 grau e não tive oportunidade de conseguir uma graduação, tive filhos e so agora estou em busca de realizar meu sonho ter uma graduação!! Nunca e tarde para estudar e aprimorar nós estudos !!

    1. Isso mesmo, Etelvina, nunca é tarde para um novo começo! Conte conosco nessa jornada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *