Inovação na hora de criar seu currículo. O uso das redes sociais no envio de CVs.

Inovação na hora de criar seu currículo. O uso das redes sociais no envio de CVs.

Todo profissional em busca de uma oportunidade no mercado deseja se destacar no momento do processo seletivo. Mas, muitos deles, querem que isso aconteça antes mesmo de serem selecionados para uma entrevista. Como? Ousando na criatividade através de currículos diferenciados e “inovadores”.

Definitivamente, criar currículo adequado é algo fundamental para se conseguir um emprego. E para instruir quanto a melhor forma de se fazer isso, hoje em dia, na internet, existem inúmeros sites que podem ser muito úteis no momento de moldar seu CV.
Porém, mais do que se preocupar em montar um currículo criativo, o importante, no momento de se lançar no mercado, é criar um currículo bom e verdadeiro, é estar com seu CV alinhado ao que os recrutadores esperam de um documento como este.

Um currículo criativo nem sempre é aquele com layout diferenciado, com design que supere as expectativas. Esses diferenciais dependerão, sempre, da área em que você atua. Mas só você saberá avaliar o que cabe ou não cabe naquele anúncio de vaga, ao tentar se candidatar à mesma, enviando seu CV.
Por exemplo, um administrador de empresas jamais poderá sair muito do script convencional. Ele poderá sim, ousar na estrutura das informações, na maneira como irá disponibilizá-las, mas o essencial é seguir as regras e conquistar pelas informações de seu perfil profissional.
Currículo nas mídias sociais.
Dependendo da área em que você atua, tudo é possível. Se você trabalha em áreas mais criativas ou ligadas à internet, fique sabendo que hoje em dia existe a possibilidade de criar currículos um pouco mais diferentes daqueles que vemos por aí. Nas redes sociais, por exemplo!

É isso mesmo! As redes sociais são uma forma de comunicação bastante relevante hoje em dia, por isso já estão sendo bastante exploradas para quem procura por profissionais no mercado de trabalho. Além do Twitter e Linked In, alguns outros grupos de relacionamentos estão sendo utilizados para este fim.
Isso demonstra que muitas empresas estão ousando na maneira de selecionar seus futuros colaboradores. O Snapchat, por exemplo, tem sido bastante acionado. Mas é bom estar atento, pois nem todas estão abertas a essa ferramenta da modernidade.
A Everlane, por exemplo, site de venda de roupas e acessórios, faz sua seleção pelo aplicativo. Para se candidatar é preciso escolher a posição para a qual quer se candidatar. Feito isso, os interessados gravam um vídeo no Snapchat de 60 até 90 segundos de duração. A duração deste material é de 24h, por isso é importante salvá-lo.

Mas lembre-se: não são todas as empresas que seguem essas linha! Procure se informar antes de preparar seu CV para utilizar nestes meios.

O tradicional nunca sai de moda
Uma pesquisa aponta que, num primeiro momento, os recrutadores não utilizam mais que 30 segundos para avaliar um currículo. Por isso seja objetivo, leve e, essencialmente, verdadeiro, sem extravagâncias.

E para que você tenha um currículo que seja capaz de abrir portas, fique atento a algumas dicas importantes e tente segui-las para par se destacar de seus concorrentes:

Siga o layout preestabelecido pelo mercado: fontes Arial, Times New Roman, Verdana ou Arial Narrow, tamanho 12 para conteúdo, 14 para subtítulos e 18 para seu nome. O currículo deve ter no máximo duas páginas.

Não se usa mais a expressão Curriculum Vitae, ela foi abolida. Use apenas seu nome no topo da página,

Foto apenas quando a empresa solicitar, fora isso, deve ser esquecida, nada de cliques.
Contatos virtuais: vivemos num mundo globalizado e totalmente plugado, por isso é muito positivo citar outras formas de contato que não as tradicionais: blogs, Skype, e-mail.

Não exagere em sua formatação com negritos, sublinhados e espaçamentos, estes recursos tornam o CVcansativo.

E fique atento: o importante mesmo é não deixar informações essenciais fora ao apostar no diferente. Por via das dúvidas, o tradicional terá sempre seu espaço reservado.

Use suas habilidades para descrever sua carreira da melhor forma, pontuando de maneira objetiva quais foram as principais realizações e de que foram você poderá contribuir com a empresa casos seja contratado.

Boa sorte!

9 Respostas
    1. Olá Hiago, que bom que gostou do nosso texto 🙂

  1. Muito bom!!! Informações relevantes para quem está elaborando um CV ou para quem deseja manter-se atualizado.

  2. Ótimas dicas parabéns pela explanação onde cada vez mais o mercado mais exigente uma forma de apresentar com maior convicção

  3. Olá FMU,

    Dica de suma importância na preparação de seu CV para futura apreciação.

    Vejo muitos CV’s com erros de português. Isso é gravíssimo.

    O importante na dúvida sempre questione ou pesquise.

    Sds,
    Adriano de Souza Campos
    MBA em Gestão de Negócios Imobiliários.

    1. Com certeza, Adriano! A preparação de um currículo é um momento que exige muita atenção e zelo 🙂

  4. Olá gostaria de saber como Montar um currículo a procura de estágio? segue o mesmo padrão de um currículo comum?

    1. Olá, Adriana, tudo bem? Você pode seguir a ordem de informações pessoais de um currículo comum. Porém, como você está em desenvolvimento quanto a sua parte acadêmica e não tem experiências profissionais, opte por destacar sua carreira escolar. Atividades extra-curriculares, projetos que você está envolvida na faculdade e até mesmo ações de voluntariado. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *