Entenda como funciona a metodologia EAD

Entenda como funciona a metodologia EAD

“Fazer uma graduação ou pós-graduação a distância deve ser bem mais tranquilo que na modalidade presencial, não é?”. Se você já escutou uma frase parecida ou mesmo já teve um pensamento semelhante, saiba que esse raciocínio não poderia estar mais equivocado.

A metodologia EAD é tão criteriosa quanto qualquer outra para garantir uma formação sólida. O último censo da educação superior, divulgado pelo Ministério da Educação no ano de 2014, aponta que cursos de graduação a distância já são a escolha de quase 16% dos universitários no Brasil.

Antes de qualquer ideia concebida de antemão, responda com sinceridade: você sabe como funciona exatamente a metodologia utilizada no ensino a distância?

Este artigo vai ajudar você a compreender melhor a dinâmica do EAD e perceber que a opção é um excelente investimento. Vamos começar?

O que é a metodologia EAD?

A sigla EAD, com a qual você certamente já se deparou mais de uma vez, significa Educação a Distância e é utilizada para nomear uma modalidade de ensino em que as partes envolvidas — isto é, alunos, professores e tutores — não estão em um mesmo lugar físico para que o aprendizado se consolide.

O diploma obtido com cursos a distância tem o mesmo valor do que o expedido nos presenciais, garantindo empregabilidade e uma estrutura de formação que não perde em nada para o modelo tradicional. O peso é o mesmo para o seu currículo.

Para entender o EAD você precisa abrir mão do modelo de aula que envolve uma sala, um quadro e várias mesas e cadeiras voltadas para ele. O ambiente no qual se dá o ensino é virtual e não necessariamente todas as pessoas de uma turma aprenderão um conteúdo ao mesmo tempo.

Isso porque a metodologia EAD envolve uma plataforma com vários recursos didáticos que podem ser acessados de acordo com a agenda e disponibilidade dos alunos, mas dentro de um cronograma pedagógico estipulado.

Ou seja: cada módulo de um curso tem um período para ser apreendido e exercícios de avaliação são feitos para acompanhar o desempenho dos estudantes. Se um trabalho precisa ser postado até segunda-feira, por exemplo, basta que os alunos se organizem para explorar os recursos, como videoaulas, textos de apoio e games para cumprir a tarefa no prazo.

Em alguns momentos combinados com antecedência, a turma pode se reunir virtualmente, como transmissões ao vivo e chats. O Ministério da Educação também exige que alguns encontros presenciais, agendados desde o começo do curso, sejam feitos com objetivos avaliativos. Mas, via de regra, você pode aprender em qualquer lugar, a qualquer momento.

Como é exatamente o ambiente virtual?

Você diariamente entra em espaços virtuais, com login e senha, com objetivos diversos, certo? Para acessar suas redes sociais, você sempre repete o mesmo processo e, a partir dele, um ambiente com vários estímulos, conteúdos e possibilidades de contato se forma.

O ambiente de aprendizagem virtual é semelhante, mas com propósitos diferentes. Nele, você também se conecta a uma rede de pessoas, sendo companheiros de curso, professores e tutores, e interage a partir de recursos elaborados especialmente para sua formação superior.

Você pode, por exemplo, aprender por meio de e-books disponibilizados na plataforma, games para colocar em prática o conteúdo do módulo de maneira interativa e aplicada, áudios para repassar a matéria e mapas conceituais, que são excelentes para sistematizar os pontos mais importantes.

Ainda, você tem contato direto com professores e tutores para tirar dúvidas e para trocar experiências. Ou seja: por mais que seu percurso de estudo seja customizado e dependa da escolha de como combinar os recursos de cada módulo, você sempre está sendo acompanhado de perto por educadores.

Outra praticidade é poder programar lembretes de atividades e recebê-los por e-mail ou até mesmo por SMS. Assim, você não perde nenhuma data importante e programa seus estudos de maneira compatível com a sua agenda.

Há exercícios avaliativos que muitas vezes são condição para que o estudante pule de fase e passe para o próximo módulo, para que professores e tutores avaliem seu desempenho e possam indicar possíveis necessidades de reforço em determinado conteúdo.

Além disso, não pense que por não haver encontros como nos cursos presenciais a sua frequência não é medida: toda movimentação na plataforma virtual gera registro. Não há como fazer o que popularmente chamamos de “corpo mole”.

Ou seja: a dinâmica das aulas é diferente da experimentada na modalidade presencial, mas a qualidade e seriedade do processo de ensino se mantém. Além disso, cursar uma graduação ou pós na metodologia EAD exige comprometimento, disciplina e organização por parte dos alunos, o que é muito positivo na formação de um profissional.

Quais são as vantagens da metodologia?

A metodologia EAD apresenta uma série de vantagens, a começar pela flexibilidade de horários para estudar e cumprir as atividades. Se você atua no mercado de trabalho e tem uma rotina corrida, essa é uma excelente opção para conciliar vida profissional, acadêmica e pessoal de forma mais eficiente.

As vantagens em relação à agenda se estendem também quando pensamos que cursos EAD eliminam a necessidade de deslocamento diário para um campus onde as aulas aconteceriam, otimizando seu tempo para que você o utilize de forma estratégica.

A economia no aspecto financeiro também chama atenção: por não demandar uma estrutura física permanente, o curso na metodologia EAD consegue oferecer um valor mais em conta de mensalidade para os alunos sem perder a qualidade do ensino. É possível cursar o ensino superior com parcelas de até R$ 250 ao mês, bem mais interessante para o bolso.

Como as despesas com transporte e alimentação na faculdade são eliminadas, essa economia é ainda maior. Além disso, o famoso xerox, que muitas vezes compromete o orçamento do universitário, não existe, uma vez que todos os materiais são disponibilizados virtualmente e são pensados de maneira aplicada para o curso.

Dessa forma, quem opta pela metodologia utilizada no ensino a distância pode fazer um percurso de formação ainda mais rico, diante da quantidade e variedade e materiais didáticos disponíveis.

De maneira mais lúdica e interativa do que a praticada em uma sala de aula convencional, o curso EAD ganha contorno de acordo com o interesse de cada estudante e apresenta recursos adequados a todos os perfis de alunos, sejam aqueles que aprendem mais lendo os conteúdos ou aqueles que absorvem melhor uma matéria vendo vídeos, por exemplo.

A metodologia EAD, assim, se firma como grande alternativa para o ensino superior, oferecendo uma série de benefícios para quem opta por ela. Feita em uma instituição de ensino qualificada, a graduação e a pós a distância abrem portas profissionais e oferecem base sólida de conhecimento para que você se destaque na sua área e alavanque sua carreira.

Gostou do nosso conteúdo? Se você ainda tem dúvidas sobre o conceito EAD, que tal ler nosso artigo com as quatro questões mais comuns sobre o assunto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *