Empregabilidade x Estudos: como garantir sua vaga?

Empregabilidade x Estudos: como garantir sua vaga?

Não há dúvidas de que os estudos são a forma mais segura de aumentar a empregabilidade. Em um mercado de trabalho que está retomando a sua força agora, como é o caso do brasileiro, quem tem um diploma de nível superior ganha destaque ao participar de uma seleção.

Para você entender como o estudo é fundamental para aumentar as suas chances de empregabilidade, continue lendo este post recheado de informações a respeito do mercado de trabalho e sobre como se preparar para conseguir aquela vaga tão sonhada. Boa leitura!

Como está o mercado de trabalho no Brasil?

A crise econômica que atingiu o Brasil em 2014 e persistiu nos anos seguintes finalmente está perdendo força. Isso faz com que o mercado de trabalho retome as contratações aos poucos. Hoje, o índice de desemprego ainda é alto, na casa dos 12%, mas a tendência é que a situação melhore.

Os profissionais que buscam uma oportunidade precisam ficar de olho na retomada da economia, principalmente buscando qualificação e investimento em sua formação. Em tempos como os atuais, quanto mais qualificado for um profissional, maiores serão as chances de conseguir uma boa colocação no mercado.

Qual é o segredo para aumentar a empregabilidade?

Como falamos no tópico anterior, os estudos são uma arma poderosa para aumentar a empregabilidade no atual momento do mercado brasileiro. Investir na sua formação, sem dúvidas, é a maneira mais segura e certeira de conseguir um bom emprego no futuro.

Outros fatores importantes para aumentar a empregabilidade são o foco em agregar valor ao currículo, seja por meio de cursos de extensão, seja com trabalho voluntário, além de buscar fortalecer seu nome no mercado.

Preparar um bom currículo e tentar participar de processos seletivos é uma ótima maneira de ganhar experiência e, quem sabe, abrir as portas para o trabalho dos seus sonhos, mesmo que seja por meio de um estágio.

Como usar os estudos para crescer profissionalmente?

Crescer profissionalmente e construir uma carreira é o objetivo de todo profissional sério, e a formação universitária é a melhor aliada para chegar lá. Abaixo, listamos algumas dicas importantes de como você pode utilizar os estudos para se destacar no mercado. Confira!

Aproveite os benefícios da educação a distância

Para quem já trabalha e busca crescimento profissional, o estudo a distância é a melhor maneira de conciliar uma formação sólida com o trabalho. Além da comodidade de poder estudar em sua casa e fazer seus próprios horários, ainda há o benefício de não se cansar com deslocamentos diários até a universidade.

Além disso, o diploma EAD tem a mesma validade de um diploma presencial. Na verdade, nem mesmo consta no diploma que o curso foi feito a distância. Dessa forma, você garante uma formação que se adéque ao seu estilo de vida, sem prejudicar seu trabalho, e concorre em igualdade com quem fez um curso presencial.

Faça estágios na sua área

Ingressar em uma faculdade oferece a possibilidade de conseguir estágios na sua área. Essa é uma ótima maneira de inserção no mercado de trabalho. Com um estágio, além de atuar na área que você escolheu seguir, é possível mostrar seus valores pessoais e profissionais dentro da empresa, como:

  • comprometimento;
  • proatividade;
  • pontualidade;
  • determinação.

Ou seja, o estágio é uma excelente oportunidade para que você mostre ao mercado que é um profissional de valor e que busca se aperfeiçoar e crescer dentro da área profissional que escolheu.

Faça monitorias na faculdade

Uma maneira de agregar valor ao seu currículo e à sua formação, ainda durante a faculdade, é por meio de monitorias. Quando você se destaca em determinada matéria, consegue se candidatar a um cargo de monitor, que é um aluno que auxilia os demais com dificuldades naquela disciplina.

Além de auxiliar seus colegas de curso, a monitoria pode ser colocada no currículo, mostrando que você é um aluno dedicado e empenhado em apoiar os colegas, o que revela para o mercado a sua familiaridade com o trabalho em equipe.

Tenha contato com profissionais do ramo

Manter um bom relacionamento com profissionais da sua área é essencial para abrir portas e conseguir boas oportunidades no mercado. Durante a faculdade, você terá oportunidade de conhecer estudantes do mesmo curso, participar de fóruns e eventos, além de construir relacionamentos profissionais para o futuro.

Somado a isso, busque interagir com professores, mostrar seu empenho nas matérias e, caso você faça um estágio, procure interagir com os colegas de trabalho, demonstrando interesse pelas atividades da empresa e deixando sempre claro seu desejo de crescer profissionalmente.

Escolha uma instituição de ensino com alto nível de empregabilidade

A escolha da instituição em que você fará o seu curso é fundamental nas suas chances de empregabilidade. Isso porque, dependendo da escolha, você pode ter sérias dificuldades em conseguir uma colocação no futuro. Existem muitas faculdades e universidades que não mantêm convênios com empresas, ou seja, não proporcionam aos seus alunos programas de empregos ou estágios.

Dessa forma, é fundamental pesquisar de forma cuidadosa a respeito da empregabilidade da instituição que você pretende cursar. Algumas instituições contam com programas de empregabilidade, que contribuem para a inserção dos estudantes no mercado. Portanto, escolher a instituição de ensino certa é o primeiro passo para garantir o emprego dos sonhos.

Como visto, estudar ainda é a maneira mais certa e segura de conseguir um bom trabalho no futuro. E não é preciso fazer grandes sacrifícios para conquistar um diploma universitário reconhecido pelo mercado e de alta qualidade, uma vez que é possível fazer um curso a distância e aproveitar todos os benefícios que uma universidade de renome tem a oferecer para você e sua carreira.

Seguindo as dicas deste post, você tem tudo para ter um futuro profissional de sucesso. Aumentar a empregabilidade com os estudos é fácil e está ao seu alcance! E o melhor é que você pode começar agora mesmo a preparar o seu futuro profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *