EAD x Presencial – As vantagens de escolher a Educação a Distância

EAD x Presencial – As vantagens de escolher a Educação a Distância

A maioria das pessoas vive uma rotina tão corrida que, muitas vezes, é difícil encontrar tempo para aperfeiçoar seus conhecimentos. Por essa razão, as vantagens da educação a distância têm conquistado cada vez mais alunos.

Até porque, nem sempre é possível estar no banco de uma universidade e marcar presença todos os dias em meio a tantos outros compromissos. Mas, ao mesmo tempo, existe a vontade de conquistar novas oportunidades e crescer profissionalmente.

Pensando nisso, separamos os principais benefícios oferecidos pela modalidade de ensino a distância para que você conheça melhor essa alternativa. Confira!

1. Mais flexibilidade

Não é difícil perceber que vivemos em um tempo que constantemente brigamos com o relógio ou que os dias parecem não ter horas suficientes. E com tantas atribuições, conseguir tempo para tudo o que queremos e temos de fazer é uma missão quase impossível.

Isso faz com que tenhamos que deixar de lado alguns desejos, enquanto todas as outras atividades têm que ser equilibradas e organizadas dentro do tempo que temos disponível.

Nesse sentido, um dos grandes benefícios do EAD é permitir mais flexibilidade de horário para o aluno, que pode assistir às aulas de qualquer lugar e a qualquer momento — sendo que, para isso, basta que ele esteja conectado à internet pelo seu computador, tablet ou smartphone.

Esse é um grande privilégio, por exemplo, para as pessoas que viajam constantemente a trabalho, o que dificulta manter a presença nas aulas. Logo, poder assisti-las de qualquer lugar do mundo, por meio da internet, facilita bastante nesse momento.

Tal flexibilidade permite ainda que o estudante possa montar sua própria rotina de estudos de acordo com os seus compromissos com o trabalho ou com a família, sem horários preestabelecidos.

Essa facilidade acaba viabilizando sua capacitação, que talvez nem seria possível se tivesse que se deslocar até a faculdade diariamente para fazer um curso. Não por acaso, essa é uma das principais vantagens da educação a distância percebida pelas pessoas.

É como ter novas oportunidades de conseguir um diploma — com o mesmo valor legal e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) — só que de forma muito mais prática e flexível.

2. Autonomia para o aluno

Além de poder estabelecer os seus horários, o aluno de um curso a distância também tem mais autonomia para estudar.

Isso quer dizer que ele não precisa acompanhar toda a turma como normalmente acontece em uma sala de aula tradicional, e sim criar o seu próprio ritmo de estudo. Afinal de contas, cada um possui facilidades e dificuldades distintas que fazem toda a diferença na absorção dos conteúdos.

Estudando pelas videoaulas o assunto que parecer mais complicado pode ser assistido inúmeras vezes até que seja aprendido. Da mesma forma, as disciplinas que forem mais fáceis para o aluno podem ser assimiladas rapidamente e logo dar vez a outro tema.

Outro benefício aliado à essa autonomia é poder escolher os melhores horários para estudar. Por exemplo, muitas pessoas rendem mais estudando de madrugada do que acordando muito cedo para fazer isso ou vice-versa.

Portanto, o estudante consegue ser o protagonista do seu aprendizado, o que certamente exige muita responsabilidade e dedicação de sua parte.

3. Menores custos

Fazer algum tipo de economia é o objetivo de muita gente, não é mesmo? É claro que a qualidade do ensino deve ser priorizada, mas muitas opções de ensino a distância conseguem perfeitamente aliar esses dois conceitos.

Os custos são menores não só pelo valor da mensalidade, mas também pelas despesas do dia a dia que são evitadas, como transporte (gasolina, passagem, estacionamento etc), material didático (impressões, apostilas etc), alimentação fora de casa, entre outras.

Não é preciso também gastar com moradia em outra cidade, o que é uma realidade vivida por muitos estudantes que não encontram oportunidades onde moram e precisam mudar-se para outro local em busca de capacitação. Ou seja, do conforto do próprio lar é possível aprender a cada dia sem aumentar tanto os custos.

4. Economia de tempo e mais conforto

Às vezes, o problema para algumas pessoas não é nem conseguir conciliar sua jornada de trabalho com os estudos, mas realmente a falta de tempo para se dedicar ao curso presencial.

Isso acontece muito em grandes cidades, onde o tempo de deslocamento entre um lugar e outro acaba sendo um empecilho. Além de aumentar os custos, a logística costuma consumir bastante tempo do dia — quem nunca ficou horas no trânsito para andar poucos quilômetros?

Aliás, essa facilidade promove mais qualidade de vida para as pessoas, permitindo que elas se livrem de estresses rotineiros e fiquem mais seguras e confortáveis para assistir às aulas de casa, sentadas em suas poltronas favoritas ou mesmo em suas estações de trabalho.

Portanto, conseguir acessar todo o material necessário de qualquer lugar é realmente um grande benefício para os que não têm tanto tempo disponível.

5. Desenvolvimento de habilidades importantes

Quem pensa que o EAD prejudica a aprendizagem dos alunos ou é “inferior” por não parecer tão exigente quanto o ensino presencial tradicional está muito enganado.

Ao dar mais autonomia para o aluno, consequentemente ele precisa desenvolver algumas habilidades importantes para dar conta de tudo. Entre elas temos a autodisciplina e a organização, que são essenciais nesse processo.

Tais habilidades são muito úteis para o mercado de trabalho e acabam sendo um aprendizado extra durante o tempo dedicado a um curso a distância. Qual empresa não gostaria de ter um funcionário que consiga administrar bem o seu tempo, tenha iniciativa para resolver os problemas e consciência de que precisa se aperfeiçoar cada vez mais?

Muitas vezes, no dia a dia de uma sala de aula, alguns alunos acabam sendo praticamente carregados pelos colegas ou pelos professores — o que não acontece no EAD já que cada um é responsável pelas suas atividades individualmente.

Então, tudo isso contribui para a sua formação, que não fica restrita às disciplinas aprendidas mas se estende para outros campos da sua vida, tornando-o um ser humano e um profissional mais completo.

6. Acesso a diferentes áreas do conhecimento

Provavelmente diversas pessoas já tiveram que abandonar seus sonhos por não terem a oportunidade de fazer um curso de sua área de interesse. Acontece que nem sempre a oferta de cursos à nossa volta consegue atender nossas necessidades.

Talvez por isso existam tantos profissionais frustrados e insatisfeitos, por não poderem desempenhar uma atividade que seja realmente motivadora e contribua para a sua realização pessoal.

Mas com o ensino a distância as possibilidades se multiplicam, já que você não precisa morar perto de uma faculdade que ofereça o curso que você deseja. A internet reduziu essas distâncias e hoje é possível se dedicar a uma infinidade de áreas.

Seja para bacharelado, formação tecnológica, pós-graduação ou qualquer outro curso de especialização, existem milhares de oportunidades nas áreas de Negócios, Saúde, Educação, Comunicação, Direito, Tecnologia, entre outras.

Fique atento apenas para que o curso que você pretende fazer seja reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) — para isso, basta consultar a lista oficial de instituições de ensino autorizadas no site. Isso pode ser muito importante na hora de montar o seu currículo e conquistar uma vaga de emprego.

7. Ensino dinâmico e interativo

Outra vantagem de apostar em um curso a distância é poder vivenciar uma experiência inovadora e que garante um aprendizado dinâmico e interativo por meio das plataformas online de educação.

Os alunos podem interagir entre si, além de terem canais de comunicação com os professores e tutores responsáveis do curso. Assim, conseguem tirar dúvidas, fazer trabalhos em conjunto, trocar experiências e também criar um networking (uma rede de relacionamento que pode ser essencial para encontrar boas oportunidades profissionais).

Aliás, no mundo de hoje, isso é uma facilidade já que os encontros presenciais estão cada vez mais difíceis. Como cada um tem uma rotina, muitas vezes fica complicado conciliar as agendas para resolver essas questões.

Para os mais tímidos, essa também é uma boa maneira de conseguir manter a comunicação ativa sem precisar se expor tanto, como geralmente acontece em uma sala de aula cheia, que pode inibir ainda mais as pessoas mais retraídas.

Enfim, todos esses benefícios agregam muito à experiência de fazer um curso a distância. O que não pode acontecer é deixar de lado a chance de transformar o seu futuro por meio da educação, não é mesmo?

E então, gostou de saber mais sobre algumas das principais vantagens da educação a distância? Agora que você já tem essas informações, fica mais fácil escolher seu curso! E, para isso, o EAD Laureate oferece as melhores opções de graduação e pós-graduação para que você retome os estudos com conforto e flexibilidade! Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos cursos!

14 Respostas
    1. Olá Alan, que legal que você gostou do nosso texto 🙂 Fique atento que estamos sempre com novos conteúdos!

    1. Olá Amanda, que bom que você gostou do nosso texto 🙂

    1. Olá Arnaldo, que legal que gostou do nosso texto 🙂

    1. Olá Igor, que legal que gostou do nosso texto 🙂

    1. Olá Aurea! Que legal que gostou do nosso texto 🙂

  1. Fiz minha matrícula.
    Como faço para Assistir as aulas?
    Qual site digito

    1. Olá Graciete, tudo bem? Seja bem-vinda ao EAD Laureate! Por favor, nos informe seu e-mail para que possamos te auxilar. Qualquer dúvida estamos à disposição 🙂

  2. É impressão minha ou esse texto é tendencioso? Entendo que nem todas as vantagens EAD e Presenciais foram listadas, no entanto, existem vantagens que fazem toda diferença no presencial, acompanhamento to professor, diferentes formas de abordagem em determinados assuntos, diferentes exemplos, poder tirar dúvida no momento exato, trocar experiência com outros alunos, etc… Faltou bastante coisa.

    1. Olá Felix, tudo bem? Nós concordamos que o presencial tem ínúmeras vantagens assim como a educação a distância. E você sabia que aqui no EAD Laureate nós temos tutores online que estão sempre disponíveis para responder as perguntas dos estudantes e professores disponíveis que irão te acompanhar durante todo o curso? E estudando a distância você pode trocar experiências com pessoas do país inteiro, por meio de fóruns e webconferências? Estudar a distância é ficar mais próximo de um mundo de possibilidades. O que você acha sobre o assunto? Conte para a gente, nós amamos trocar experiências 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *