Você está preparado para os desafios do mercado de trabalho?

Você está preparado para os desafios do mercado de trabalho?

Depois que Netflix, Uber e WhatsApp revolucionaram o jeito tradicional de fazer negócios, utilizando a tecnologia para conectar consumidores a serviços mais eficientes e financeiramente vantajosos, só existe uma certeza no mundo empresarial moderno: tudo pode mudar, mais rápido do que você imagina!

O mercado de trabalho em transformação

Junto com essas novas empresas, veio um novo modelo de trabalho. Cada vez mais conceitos como cultura colaborativa, team work online e gestão horizontal (sem hierarquia) – vêm ganhando espaço até mesmo dentro das organizações mais tradicionais. Mas o que significa tudo isso?

Significa que aquele ambiente de trabalho da época dos nossos pais – em que os colaboradores tinham funções bem definidas, não participavam das decisões da companhia e ficavam sob o comando de um chefe de departamento – está com os dias contados.

Todo mundo quer ser o Google

Trabalhar num ambiente criativo, sem divisórias, onde os CEOs compartilham o espaço com estagiários, é o sonho de todo profissional, não é mesmo?

E esse sonho que não está tão distante assim, pois as empresas estão pouco a pouco migrando para esse novo modelo de gestão.

Você está preparado para assumir responsabilidades?

Cada vez mais as empresas esperam que os profissionais do seu time sejam capazes de entender sua atividade, prever situações de conflito e atuar de forma criativa para resolver problemas. Afinal, desenvolver negócios e tomar decisões não são mais atribuições exclusivas dos diretores da companhia, são responsabilidades compartilhadas por toda a equipe.

E o que é preciso fazer para ter sucesso nesse novo ambiente?

Bom, antes de tudo, é preciso ter uma formação acadêmica consistente, com cursos de especialização na sua área e o mais importante: disposição para aprender sempre.

A recente declaração da Diretora de Recursos Humanos do Google para América Latina, em entrevista à revista Exame, confirma essa ideia: “como a empresa nasceu dentro de uma universidade, procuramos profissionais que tenham sido alunos aplicados”. Ela completa: “para nós, parar de estudar não é uma opção”.

Saia da zona de conforto

Já deu para perceber que o mundo dos negócios de hoje não tem mais espaço para pessoas que fazem de tudo para permanecer na sua zona de conforto. Então, o que você está esperando para conquistar o emprego dos sonhos numa empresa inovadora e moderna?

Trace um plano de ação para inovar na carreira, estabelecendo prazos e metas para desenvolver as habilidades mais valorizadas do momento: trabalho em equipe, pensamento crítico, adaptabilidade, comunicação e proatividade.

Retomar seus estudos e começar um novo curso pode ser uma ótima alternativa nesse momento. Afinal, convivendo num ambiente dinâmico e inovador de uma universidade, fica mais fácil acompanhar as mudanças do mercado e se preparar para os desafios do futuro.

2 Respostas
  1. Muito válido este artigo que reflete bem as mudanças no mercado que se reinventa com grande velocidade, aderindo as necessidades de seu público conforme sua demanda e estreitando as formas de relacionamento com o cliente.

  2. Boa noite! Conteúdo riquíssimo no qual nos apresenta um mundo onde o mercado de trabalho está sempre inovando se tornando mais prático com o avanço tecnológico, por isso precisamos nos adaptar a ele buscando novos conhecimentos. Boa noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *