Como ser um profissional de RH de sucesso?

Como ser um profissional de RH de sucesso?

O setor de Recursos Humanos já não é mais o mesmo. Se antigamente ele era voltado para burocracias e tinha como principal atividade a contratação e a demissão de colaboradores, hoje isso mudou completamente. Para se destacar nessa área, é preciso enxergar além desse horizonte! Você sabe o que é necessário para ser um profissional de RH de sucesso?

Essa é uma pergunta que volta e meia surge nos seus pensamentos? Isso é um bom sinal. Questionar-se e buscar aprimoramento para ser bem-sucedido é o primeiro passo para conquistar uma carreira brilhante.

Para saber qual é o caminho para o sucesso na carreira de RH, acompanhe este texto e passe a enxergar sua profissão de uma forma totalmente inovadora!

O crescimento da área de Recursos Humanos

As empresas são organismos vivos. Se essa é uma frase de impacto para você, saiba que vai ouvi-la várias vezes por aí! A ideia de que um indivíduo era apenas uma peça que devia funcionar ou ser trocada ficou para trás há muito tempo! Tanto é que hoje o foco mudou: existem cada vez mais colaboradores e gestores, ao passo que diminuem as figuras dos funcionários e patrões.

Para que uma companhia funcione bem e seja o mais produtiva possível, ela precisa reunir alguns fatores. Entre eles, estão:

  • a elaboração de processos bem definidos, para que cada um saiba qual é o seu papel;
  • a sensação de pertencimento, que faz com que um colaborador se sinta realizado com o trabalho que realiza;
  • a integração entre os setores, para que todos trabalhem a favor da estratégia de crescimento da empresa.

E é exatamente por isso que o papel do RH mudou tanto e se tornou muito mais importante! Ele deixou de ser visto como “aquele setor burocrático” e passou a ser parte central dessa empresa em movimento, pois seu trabalho interfere em todos os departamentos e contribui diretamente para o alcance dos resultados. Esse é o que chamamos de RH estratégico.

O RH como setor estratégico nas empresas

Olhando por esse lado, fica mais fácil entender o poder que está nas mãos do RH, certo? Ele apenas contrata e demite pessoas? Não mais. Ele ajuda a encontrar quem tem o perfil certo para o caminho que a empresa quer seguir e acompanha todos durante a jornada rumo ao alcance das metas, mantendo a motivação do time, aparando as arestas e ajudando a gestão a manter o foco nos resultados.

Sem esse apoio fundamental, nada funciona como deveria dentro de nenhuma empresa. E você, como profissional de RH, precisa enxergar as oportunidades que isso traz, já que sua atuação é imprescindível para os resultados do negócio.

Portanto, a primeira lição para ser um profissional de RH de sucesso é ver sua área sob essa nova ótica e adaptar-se a ela, pensando o que você pode agregar de valor ao seu currículo para atender a essa demanda.

A importância de seguir as tendências da sua área

“E o que mais é preciso para ser bem-sucedido no RH?”. O segredo é seguir as tendências. Acompanhe o mercado, esteja atento ao que acontece ao redor e procure sempre estar à frente do seu tempo.

Você já ouviu falar, por exemplo, do RH 4.0? Ele cabe justamente no que estávamos falando antes! Trata-se de tecnologia: quanto mais automatizadas forem as rotinas do setor, mais tempo ele terá disponível para cuidar da parte estratégica das suas ações.

E esse é apenas um exemplo! A ideia é que você acompanhe profissionais de sucesso nas redes sociais e invista em si mesmo. Assim, pode se tornar o profissional que as empresas procuram.

O caminho para ser um profissional de RH de sucesso

Assim, vamos direto ao ponto! Você quer saber quais atitudes tomar para conquistar essa posição de sucesso? Confira algumas dicas fundamentais:

Mantenha-se atualizado com as tecnologias

Pelo exemplo que demos, você já pôde perceber que a tecnologia é sua aliada, concorda? Ela permeia todos os espaços hoje em dia e é preciso ficar de olho nas oportunidades que surgem nesse contexto.

Pesquise sempre por novos assuntos, como o RH 4.0 que citamos, o Big Data, que é a utilização de grandes volumes de informações a favor dos negócios, e o RH Agile — uma tendência adaptada do gerenciamento de projetos, que trata suas demandas como metas de início, meio e fim, e cada ciclo traz uma nova responsabilidade.

Sempre que surgir algo novo, pesquise e procure se especializar para acompanhar as inovações do mercado.

Invista em profissionalização constante

E não adianta se limitar às pesquisas de internet ou conversas entre profissionais. Como profissional de RH, você sabe o peso dos diplomas e das certificações.

Portanto, tenha a profissionalização constante como seu mantra: terminou a graduação? Parta para uma pós-graduação. Tem MBA? Faça cursos, participe de palestras e workshops e traga sempre mais valor ao seu nome no mercado.

Nunca pare de estudar

Complementando a dica anterior: nunca pare de estudar. Aprenda sempre algo novo, seja uma nova língua, um software importante para sua área ou um curso interessante para sua formação. Isso, aliado à profissionalização constante, vai transformar você em uma referência profissional no seu setor, guiando outros profissionais para o sucesso.

Mesmo que disponha de pouco tempo ou tenha uma rotina corrida, avalie as opções de cursos a distância. O importante é ter sua formação profissional como prioridade absoluta.

Faça cursos de coaching

Já que estamos falando de estudos, você já pensou em incluir nas suas metas profissionais um curso de coaching? Essa é uma tendência estabelecida no mercado e, ao que tudo indica, veio para ficar.

O coaching e a mentoria trazem diversos benefícios tanto para quem orienta outra pessoa quanto para quem é orientado. Já pensou quantas decisões na sua vida (profissional e pessoal) teriam sido mais acertadas se você tivesse um conselheiro confiável para consultar? Provavelmente muitas!

Um curso de coaching pode ajudar você a enxergar cada colaborador de outra forma e conseguir obter os melhores resultados possíveis nas empresas em que trabalhar ou prestar consultoria.

Aprenda a ser um líder

E, como uma coisa puxa a outra, você vê que o caminho para o sucesso é ser líder e saber conduzir outras pessoas aos caminhos e estratégias traçadas na empresa, certo? Portanto, perca o medo de falar em público, desenvolva sua proatividade, tome a frente dos seus projetos e aprenda a ser uma voz de liderança. A profissionalização constante, com certeza, vai ajudar você nisso!

Seja automotivado

Como profissional de RH de sucesso você sempre será o motivador. Portanto, precisa aprender a se automotivar sempre. Provavelmente isso vai acontecer todos os dias, sempre que um colaborador alcançar um resultado melhor ou se mostrar realizado com seu apoio.

Mas, naqueles dias de cansaço, em que os problemas se acumularem, não desanime: busque apoio em suas próprias metas e olhe para tudo o que já conquistou. A motivação verdadeira vem de dentro de você.

Tenha visão estratégica

Esqueça o RH burocrático! Como dissemos, a palavra da vez é estratégia. Engaje-se com os resultados da empresa com a qual estiver trabalhando e puxe a responsabilidade para você.

Procure entender como as diferentes áreas se relacionam e qual é o perfil ideal de profissional que cada uma delas exige. Assim, você pode trabalhar em conjunto com os gestores, de igual para igual, em busca da excelência do todo. Isso é ter visão estratégica!

Seguindo essas dicas, não tenha dúvida de que você estará no caminho para se tornar o profissional de RH de sucesso que sempre sonhou ser.

Que tal começar agora a traçar essa jornada? Invista em si mesmo: saiba mais sobre uma especialização em Recursos Humanos e fortaleça seu currículo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *