Como a série Mad Men pode ajudar você no curso de marketing?

Como a série Mad Men pode ajudar você no curso de marketing?

O mundo da indústria e do curso de marketing mudou muito ao longo das décadas. Os tradicionais anúncios em jornais, revistas e televisão ainda existem, é claro, mas a grande força de divulgação atual se encontra na internet, no marketing boca a boca e na produção de conteúdo. Mas, para chegar onde chegamos, muitas águas já tiveram que rolar.

É por isso que a série Mad Men, consideradas por muitos uma das melhores e mais influentes da história da televisão, tem muito a nos ensinar. O seriado conta a história de Don Draper, que, no início da trama, é o diretor criativo da agência de publicidade Sterling Cooper, uma das principais de Nova York.

Mesmo radicalmente diferente do tipo de publicidade praticado hoje, o foco se mantém o mesmo: encantar o cliente. Na década de 60, época em que Mad Men é ambientada, agências como a Sterling Cooper eram pioneiras e inovadoras. É por isso que, considerando cada contexto, um profissional moderno de marketing pode aprender muito com uma agência tradicional de publicidade.

Pensando nisso, este post vai mostrar como Mad Men vai ajudar você durante o curso de marketing e também na sua carreira dentro da área. Para começar, você vai conhecer melhor a série e, depois de conferir as dicas, vai poder conhecer as frases que mostram por que Mad Men é tão influente. Continue a leitura!

O que você precisa saber sobre Mad Men

Produzida pelo canal AMC e exibida no Brasil pela HBO, Mad Men foi ar entre 2007 e 2015, totalizando 92 episódios ao longo de sete temporadas.

Como já apresentamos, na Nova York dos anos 60, Don Draper era o diretor criativo da Sterling Cooper.  A agência fica na Madison Avenue e é daí que vem o título, que brinca com as palavras para significar tanto “homens loucos” quanto “homens da (Avenida) Madison”.

Lá, Draper e seus colegas elaboram campanhas para clientes como Lucky Strike, Kodak, Heineken e diversas outras empresas, entre fictícias e reais. Muitas das campanhas que vemos nos episódios são inspiradas em publicidades verdadeiras, e é muito interessante e revelador acompanhar todo o processo por trás delas.

Draper é um verdadeiro anti-herói: um personagem frequentemente detestável e imoral, mas sempre fascinante. No primeiro episódio, contrata a delicada Peggy Olson para ser sua secretária. Aos poucos, ela se torna mais envolvida com o dia a dia da empresa e mostra todo o seu potencial e força, que a leva a se tornar uma das redatoras da equipe.

As lições da série para o curso de marketing

1. Não tenha pressa

Os publicitários da Sterling Cooper passam meses e meses elaborando a campanha de um único cliente. Afinal, isso envolve inúmeras reuniões, pesquisas, grupos focais, projetos de textos e de designs e mais uma série de elementos fundamentais para alcançar a excelência.

Dá para pegar um atalho e concluir o trabalho mais rápido? Dá, mas você nunca alcançará resultados tão bons quanto poderia se não tiver paciência. Lembre-se daquele velho ditado: a pressa é inimiga da perfeição!

2. Aposte no desenvolvimento da equipe

Apostar no desenvolvimento da equipe e valorizar o potencial dos colaboradores é fundamental para fazer a diferença, conquistar o sucesso contínuo e se manter moderno e inovador. Caso contrário, como uma secretária novata poderia se revelar um dos maiores talentos que já passaram pela Sterling Cooper?

Todo mundo é capaz de ter uma ideia brilhante e, por isso, deve ser escutado. Quando você perceber o potencial de um colega de faculdade ou de trabalho, fique de olho nele e o ajude a chegar aonde ele quer. Você será ajudado também!

3. Conheça o perfil dos clientes

A publicidade ainda era um mistério para muitos nos anos 60, época em que Mad Men se passa. Por isso, havia quem duvidasse da importância que Draper e seus colegas colocavam no entendimento do perfil de cada um de seus clientes.

É fundamental conhecer tanto quem são os seus clientes diretos (as empresas para as quais você fará as campanhas de marketing) quanto o público-alvo das peças (os clientes da empresa que contratou você/sua agência). Dessa forma, você produzirá conteúdos que vão atingi-los em cheio com relação a seus objetivos, desejos, problemas e necessidades.

Consequentemente, você alcançará resultados incríveis, pois seu cliente e o público-alvo das peças sentirão uma conexão e identificação verdadeiras com as mensagens.

4. Pense fora da caixa

Se isso era fundamental nos anos 60, imagine agora, em que atuamos em um mercado cada vez mais competitivo e no qual inovar é palavra de lei?

Não tenha medo de ousar, de fazer o que ninguém fez antes. Você pode errar de vez em quando, mas acredite: quando acertar, será um sucesso. São os profissionais dispostos a pensar fora da caixa que lançam as tendências que todo mundo vai seguir depois e que protagonizam os cases que, quem sabe, serão estudados até no curso de marketing.

5. Não se acomode

Você elaborou uma campanha incrível, o cliente está satisfeitíssimo, todo mundo está comentando e compartilhando as peças nas redes sociais. E agora? Hora de pensar na próxima campanha sensacional!

Ficar acomodado é um perigo, pois o sucesso é algo momentâneo. Essa campanha fantástica que você criou não vai sustentar a agência para sempre e, sem novidades, o público vai esquecer de você assim que outra campanha fenomenal surgir.

O comodismo o mantém na zona de conforto, impedindo você de pensar fora da caixa. Quem fica parado logo fica para trás nesse mercado que não para de evoluir.

As melhores frases sobre marketing de Mad Men

Para descontrair, vamos a algumas “pílulas de sabedoria” vindas da própria série proferidas por Don Draper e sua equipe!

“O dia em que você assina com um novo cliente é o dia em que você começa a perder outro”

Todos os seus clientes precisam de atenção. Não deixe ninguém se sentir menosprezado!

“Ainda que o sucesso seja uma realidade, seus efeitos são temporários”

Ou seja, siga nossa última dica e conquiste o sucesso todos os dias.

“A nostalgia é delicada, mas potente”

A nostalgia é uma das maiores forças do marketing. Ela traz consigo memórias, sentimentos e emoções profundas. Explore-a! Mas faça isso com cuidado, pois a nostalgia não é algo que pode ser conquistado à força.

Viu só? Mad Men tem muito a ensinar para você durante a seu curso de marketing. Com a série, você aprenderá lições para a vida toda e, ainda, curtirá todos os prazeres de assistir a uma produção de altíssima qualidade. Está esperando o que para começar a maratona?

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