Bibliotecas e a tecnologia

Bibliotecas e a tecnologia

Biblioteca é sinônimo de reunião e preservação de conhecimento. No século VII a.C., o ser humano já demonstrava preocupação em manter documentos e informações reunidos para consulta. Há relatos que o rei Assurbanipal II ergueu, na cidade de Nínive – atualmente conhecida como Iraque –, a primeira biblioteca, que contava com cerca de 25 mil placas de argila. Já aqui, no Brasil, a primeira biblioteca foi a Biblioteca Pública da Bahia, inaugurada em 13 de maio de 1811. Não sendo apenas a primeira do Brasil, mas também a primeira da América Latina, essa biblioteca, que tem mais de 200 anos, conta com um acervo de 600 mil exemplares, sendo que 150 mil são livros.

Com o avanço da tecnologia, foi possível reunir os conhecimentos contidos em um espaço físico como a biblioteca, dentro de um computador e compartilha-los pelo acesso à internet. A primeira biblioteca digital data de 1971 quando Michael Hart, em uma iniciativa voluntária tendo como objetivo democratizar e facilitar o acesso ao conhecimento, desenvolveu o Projeto Gutenberg, em homenagem a Johannes Gutenberg, inventor da prensa móvel por volta de 1450, tecnologia que permitiu a impressão de livros e revolucionou a difusão de conhecimento. O projeto consistia da digitalização, arquivamento e distribuição de textos completos de livros em domínio público, acessíveis por praticamente qualquer computador. De lá para cá, muita coisa evoluiu e hoje o acesso à informação é essencial para o desenvolvimento da sociedade.

Seguindo essa tendência o EAD Laureate disponibiliza a seus estudantes uma biblioteca virtual com quase 15 mil títulos, acessíveis de qualquer lugar do Brasil e do mundo, integrada à plataforma de aprendizagem Blackboard. Com obras das áreas de Educação, Negócios, Saúde e Tecnologia os estudantes navegam facilmente pelos conteúdos, complementando a formação que recebem nos cursos oferecidos pelas instituições da rede na modalidade a distância.

Gostou de conferir um pouco da história das bibliotecas e de saber como funciona a biblioteca virtual do EAD Laureate?

Até a próxima!