5 passos para criar seu videocurrículo

5 passos para criar seu videocurrículo

Você já se deparou com empresas que pedem um videocurrículo ao invés do modelo tradicional? Se você nunca ouviu falar nessa prática, saiba que ela está cada vez mais comum no mercado de trabalho e você pode ser o próximo a ter que criar e enviar um desses para se candidatar a uma vaga.

  1. Conheça bem a empresa

Faça uma pesquisa sobre a empresa que solicitou o seu vídeo. Isso influenciará a linguagem e o conteúdo da sua gravação. Quanto à linguagem, uma empresa descolada permite uma abordagem diferente de uma empresa tradicional e o entendimento da razão de existência da empresa possibilitará que você prepare um conteúdo que apresenta as características que mais estão alinhadas com a expectativa da empresa.

  1. Faça um roteiro

Depois da pesquisa, desenvolva um roteiro de gravação. Um videocurrículo não é um currículo falado, ou seja, a empresa não quer que você apenas leia informações habituais disponíveis em seu currículo. Inicie com uma apresentação pessoal, com nome, idade e formação acadêmica. Logo após isso, conte suas experiências profissionais que estão alinhadas com a empresa e a vaga (por isso, o passo acima é importante).

  1. Prepare-se para gravar

Ainda não chegou o momento da gravação. Você precisa verificar o cenário (escolha um local com boa iluminação) e o áudio (teste como está o áudio da sua gravação e se há barulho no local escolhido).

  1. É hora de gravar

Preparado? Agora é a hora de colocar tudo em prática. Para algumas pessoas pode ser complicado gravar em frente à câmera, mas fique tranquilo, pois você poderá tentar quantas vezes for necessário. Busque ser o mais natural possível, lembrando sempre que isso é uma apresentação profissional.

  1. Revisão

Esse é o momento de rever a sua gravação. Verifique se o áudio e a imagem ficaram como você tinha planejado. Caso tenha acontecido algum problema, ainda há tempo de refazer o vídeo.

Transmitir verdade é o melhor caminho para o seu vídeo. Tenha isso sempre em mente e dê o seu melhor. Se você já passou por um processo seletivo com videocurrículo, conte como foi e se você está preparando um, depois a gente quer saber como foi a experiência. Boa sorte e até a próxima!

 

2 Respostas
  1. Não consigo acessar o APP para fazer os estudo na FMU por favor me ajuda estou perdendo as aulas

    1. Olá, Vera Lucia!

      Lamentamos o ocorrido. Por favor, pode nos enviar os dados abaixo, após isso, nossa equipe de relacionamento com o estudante entrará em contato para entender e auxiliar nessa situação.

      Nome
      Telefones para contato
      Número de Matrícula:
      Instituição de Ensino:

      Estamos à disposição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *