Notícias

Empreendedorismo é diferencial em curso de Pedagogia

EAD Laureate oferece formação interdisciplinar voltada ao mercado de trabalho.

O EAD Laureate, visando capacitar seus estudantes para o mercado de trabalho, traz graduação em Pedagogia que foge do habitual. Muito além da docência, esta licenciatura traz disciplinas e programas que privilegiam capacitar o egresso para atuar em um mercado globalizado, em um currículo que favorece a atuação do profissional em diversas áreas educacionais, inclusive o empreendedorismo.
A Professora Fernanda Mendes Arantes, coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras do EAD Laureate, afirma que a licenciatura garante a interdisciplinaridade e a inovação tecnológica, que contribuem para uma aprendizagem correlacionada com outros assuntos. O curso tem duração de seis semestres e conta com concepções e abordagens pedagógicas e de metodologia, ou seja, como o futuro docente irá aplicar na prática, todo o conhecimento construído durante os semestres. No final da graduação, há estágios obrigatórios que permitem ao estudante aplicar o conhecimento adquirido e se inserir no mercado de trabalho.
O curso de Pedagogia do EAD Laureate oferece um processo contínuo de discussão e orientação sobre o quê e como ensinar a distância para prover aos estudantes uma experiência de aprendizagem de qualidade, desenvolvidas em conjunto com os diferentes atores do processo educativo e a equipe do Departamento de Educação a Distância. “Nós partimos das premissas que o processo educativo a distância é mais que disponibilizar conteúdos digitais, que EAD sem metodologia de ensino não é EAD, e que em ambientes virtuais de aprendizagem o que faz diferença são as pessoas e de que maneira elas interagem com conteúdos, ferramentas e outras pessoas”, afirma a professora.
Assim, o curso de pedagogia do EAD Laureate foi estruturado com planejamento, design e acompanhamento de atividades de aprendizagem e considera essencial a autonomia do estudante para estudar, sua aprendizagem social e o exercício constante de articulação entre currículo e vida profissional.
A professora também alerta que a melhor forma de garantir a qualidade dos processos pedagógicos depende de uma metodologia que sirva de referência para a construção paulatina de recursos de ensino e de aprendizagem. Neste propósito, o EAD Laureate utiliza a Metodologia Ativa, cuja utilização tem como responsabilidade fazer com que os estudantes aprendam de fato, partindo sempre de um problema a ser resolvido e que essa resolução passe pela experiência prática, na qual a mediação didático-pedagógica inclui a participação ativa pela busca do conhecimento por meio de experiências reais ou simuladas, com o objetivo de desenvolver a capacidade de resolver problemas com sucesso. “Aprendemos melhor fazendo e que não se pode pensar a formação de um profissional sem prática desde o início do curso”, afirma a professora.

Profa. Fernanda Mendes Arantes é coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras do EAD Laureate. Graduada em Pedagogia pela Unip com especialização em Educação no Ensino Superior pela Universidade Anhembi Morumbi e em Psicopedagogia pela FMU, mestrado em Comunicação pela Anhembi Morumbi, ela cursa atualmente especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD no momento.

Conheça o curso de graduação em pedagogia do EAD Laureate aqui.

 

7f84ac384dd955274c45d9cae3513160AAA