Notícias

Cresce oferta de segunda graduação a distância

Alunos que já têm o primeiro diploma encontram cada vez mais benefícios para valorizar a carreira ou iniciar uma nova Campus Party em SP (Agência Brasil) As instituições de ensino com cursos a distância apontam o crescimento do número de estudantes que, por diversos motivos, prosseguem em seus estudos buscando, em vez de da pós-graduação,

Alunos que já têm o primeiro diploma encontram cada vez mais benefícios para valorizar a carreira ou iniciar uma nova

Campus Party em SP (Agência Brasil)

As instituições de ensino com cursos a distância apontam o crescimento do número de estudantes que, por diversos motivos, prosseguem em seus estudos buscando, em vez de da pós-graduação, uma segunda graduação. Já é possível encontrar nos sites das maiores universidades páginas dedicadas apenas a esse público-alvo, como as da Estácio/Uniseb, Laureate (Anhembi-Morumbi), Claretiano, Uninove, UCDB e Cruzeiro do Sul, que já abriram ofertas e promoções focadas nesse tipo de aluno. Na Cruzeiro do Sul Virtual, por exemplo, chega a 15% o percentual de alunos de cursos a distância que estão cursando sua segunda graduação, crescendo a cada ano. Na UCDB Virtual, 31% dos ingressantes neste ano declararam já ter o seu diploma.

A tendência contempla profissionais que complementam sua formação inicial, como engenheiros cursando contabilidade, advogados fazendo cursos de tecnólogo em Mediação ou Perito, professores com licenciatura que podem reduzir em até dois anos uma graduação em pedagogia ou ainda tecnólogos que buscam um bacharelado. É útil também para profissionais que querem credenciar-se a disputar concursos públicos que exigem um determinado diploma. E para quem simplesmente descobriu que prefere outra carreira, ou quer dedicar-se por hobby a uma paixão intelectual ou profissional.

Uma nova graduação, geralmente mais curta porque elimina algumas disciplinas, pode oferecer atualização, networking e um diferencial competitivo para os profissionais que querem investir em suas carreiras. “A opção pela segunda graduação cresce porque vivemos hoje no mundo da informação e em mudança. Se destaca no ambiente profissional quem tem mais conhecimento, e mostra a capacidade de transitar em muitas áreas”, afirma Josiane Toneloto, reitora do EAD Laureate.

Com ela concorda o diretor da UCDB Virtual, Jeferson Pistori, para quem “a educação ao longo da vida é uma realidade nos países desenvolvidos, e conforme o desenvolvimento do Brasil vai acontecendo, profissionais polivalentes são cada vez mais requisitados, ter várias habilitações cria empregabilidade”.

Vantagens tentadoras

As vantagens oferecidas pelas instituições para quem vai fazer a segunda graduação são tentadoras. Quase todas as instituições particulares oferecem isenção do vestibular (é o caso, por exemplo, da Laureate, Uninove e Estácio/Uniseb), além de descontos generosos. Em alguns casos, como quando o aluno fez sua primeira graduação na própria instituição, os descontos são ainda maiores (por exemplo 30% na UCDB Virtual).

Flávio Murilo Gouvêa, diretor acadêmico da Estácio, aponta ainda outra vantagem da EAD para esse público, que é a sua capacidade de modularização, já que o estudante tem mais autonomia para planejar como quer fazer seu curso. “As pessoas buscam cada vez mais certificações intermediárias, coisa que a EAD traz há muitos anos. Por exemplo, num curso de gestão, após cinco ou seis disciplinas, o aluno pode receber uma certificação de analista de folha de pagamento”.

O perfil do aluno da segunda graduação também é diferente do calouro de primeira viagem, e se aproxima do aluno tradicionalmente relacionado com a EAD (um pouco mais velho, geralmente já encaixado no mercado de trabalho). “Ele tem objetivos diferentes, talvez mais específicos, é mais pragmático e maduro”, avalia Flavio Murilo.

A Estácio/Uniseb já está realizando projetos para a instalação de certificações intermediárias de acordo com o Código Brasileiro de Ocupações, o que vai deixar sua grade de cursos cada vez mais interessante para quem visa a segunda graduação. Um exemplo disso são os cursos novos que está lançando: Mediação e Perito, ambos de duração menor e complementares às carreiras na área de Direito.

Aluno mais experiente

A metodologia a distância por si só oferece outra vantagem adicional para quem possa ficar constrangido em voltar para a sala de aula: “Há pessoas que já têm um pouco mais de idade às vezes não quer se sentar numa sala com outros de idade menor”, diz Josiane Toneloto, relatando sua experiência com alunos da EAD Laureate.

Essa experiência a mais do aluno de segunda graduação é virtuosa quando torna o relacionamento com a instituição de ensino mais objetiva. “O aluno que busca a segunda graduação tem mais maturidade e autonomia para seus estudos, favoráveis ao perfil do estudo a distância. O tempo e o espaço podem ser gerenciados pelo próprio aluno com mais facilidade”, diz Evandro Tuka Ribeiro, coordenador geral de EAD no Centro Universitário Claretiano

É o caso da analista de Recursos Humanos Tathyane Menezes, que está cursando o último ano de gastronomia na Anhembi-Morumbi. Ela conta que a metodologia a distância “casou com tudo que eu preciso” quando ela decidiu mudar de área. “Eu sabia que não ia conseguir entrar nesse novo mercado de trabalho com o mesmo nível salarial que tinha antes, então escolhi uma forma que fosse prática e o mais focada possível no mercado profissional”. Após realizar estágios e trabalhar no restaurante Attimo, em São Paulo, Tathyane já está realizando projetos pessoais para de tornar-se uma profissional da área.

No que depender das instituições de ensino, não faltarão opções. “A expectativa é que a opção pela segunda graduação cresça constantemente devido à diversidade de cursos oferecidos e a necessidade de uma formação continuada dos profissionais que estão no mercado de trabalho”, avalia Alessandra Fabiana Cavalcante, professora e integrante da Pró-Reitoria de Educação a Distância da Cruzeiro do Sul Virtual.

Onde encontrar a segunda graduação (todas oferecem a possibilidade de eliminar disciplinas já cursadas):

Laureate/Anhembi-Morumbi
100% de desconto na 1ª e 2ª mensalidade e até 40% de bolsa (para matrículas realizadas até 11/08/2016).
Isenção do processo seletivo

 

 

Fonte: http://acheseucurso.com.br/noticia.asp?tit=cresce-oferta-de-segunda-graduacao-a-distancia&id=1901

633532d3dcd8f3f4a8996a282ca8f939rrrrrrrrrrrrrrrrrrr