Perguntas frequentes – FAQ (Frequently Asked Questions)

1. O que é EAD?

EAD é a sigla para ensino a distância, com horários e turnos de estudo flexíveis e preço acessível. É uma modalidade de ensino que vem ganhando muito espaço, por acompanhar as evoluções tecnológicas.

2. Qual é a validade de um curso superior EAD?

O curso superior a distância (modalidade EAD) possui a mesma validade de um curso superior presencial. A instituição de ensino deve ser devidamente cadastrada no MEC e seus cursos reconhecidos. Quanto ao diploma, não existe diferenciação, isso é, o estudante graduado em um curso EAD terá o mesmo diploma de um estudante de um curso presencial.

3. Quais as vantagens do EAD?

O estudante que escolhe um curso EAD possui diversas vantagens:

– Flexibilidade de horários para o estudo.

– Escolha do melhor momento do dia para absorver informações e aprender de forma mais rápida.

– Plataforma de ensino estruturada para um aprendizado prático, eficaz e eficiente.

– Melhor planejamento financeiro, com mensalidades com preços justos e sem despesas diárias de transporte e alimentação.

– O estudante poderá administrar seus estudos e cumprir a grade curricular nos dias e nos horários que escolher.

4. O que é um polo?

O polo é um ponto de apoio presencial para os estudantes. Lá, haverá toda a estrutura, com computadores à disposição para realização de provas ou acompanhamento das aulas, bibliotecas e até brinquedoteca para o curso de pedagogia. Além disso, no polo, o estudante conta com uma equipe de apoio para tirar qualquer dúvida referente ao curso.

5. Preciso de um bom computador para acompanhar as aulas?

Não, para acessar a plataforma de ensino você precisa possuir no mínimo:

– Windows XP, com IE Versão 8 ou superior.

– Chrome 12 ou superior.

– Firefox 13 ou superior.

– Conexão de internet (para os vídeos).

Lembrando que o acesso pode ser realizado também em seu tablet e smartphone.

6. Quem pode fazer graduação?

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio. É necessário apresentar o certificado de conclusão e o histórico escolar.

7. Quais são as diferenças entre cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia?

Os cursos de tecnologia são focados nas áreas escolhidas e possuem duração de dois a três anos, como, por exemplo, um curso de Tecnologia em Gestão Financeira, em que o estudante aprenderá a trabalhar especificamente como gestor de uma área financeira. Os cursos de licenciatura possuem duração de, no mínimo, três anos, ele permite ao formado a opção de ser professor em ensino fundamental e médio. Já os cursos de bacharelado são as formações tradicionais (quatro a seis anos), proporcionando ao estudante um conhecimento amplo sobre a área escolhida.

8. O que é e quem pode fazer pós-graduação?

Denomina-se pós-graduação os cursos destinados a estudantes que já possuem uma graduação universitária. Essa modalidade permite que o estudante se especialize em uma determinada área e adquira um elevado grau de competência científica ou técnico-profissional.

Ressalta-se que para poder realizar um curso de pós-graduação o estudante precisa do diploma universitário.

9. O que é o EAD Laureate?

O EAD Laureate é o programa unificado das universidades da rede Laureate no Brasil. Atualmente é composto pelas instituições: Anhembi Morumbi, UNP, UNIFACS e FMU, com o apoio das demais universidades do grupo. Conheça mais em: ead.br/sobre-o-ead

10. Quais os diferenciais do EAD Laureate?

O EAD Laureate tem uma metodologia unificada para um ensino dinâmico de qualidade, possibilitando que o estudante compreenda o conteúdo com mais facilidade. Conta com várias ferramentas, como vídeos de curta duração e fácil entendimento, material no formato flipbook, no qual o estudante pode fazer anotações virtualmente, quiz com questões no modelo ENADE para testar o conhecimento e games, nos cursos de graduação, para praticar o conteúdo apreendido de modo divertido.

11. Quais são os cursos oferecidos pelo EAD Laureate?

Você pode conferir todos os cursos de graduação em: www.eadlaureate.com.br/graduacao/; os de pós-graduação em: www.eadlaureate.com.br/pos-graduacao/; e os de MBA em: www.eadlaureate.com.br/mba/.

12. Como vejo o valor dos cursos?

Você pode ver os preços dos cursos na página de cada curso, preenchendo o estado e o polo em que deseja estudar. Clique aqui para conhecer nossos cursos de graduação, aqui para os cursos de pós-graduação ou aqui para os cursos de MBA.

13. Como me inscrevo?

Preencha o pré-cadastro e escolha como você quer fazer seu vestibular, após isso você será redirecionado para a ficha de inscrição da instituição de ensino responsável por aquele polo. Clique no link para inscrição https://inscricao.eadlaureate.com.br/

14. O ENEM é válido como ingresso para o EAD Laureate?

Sim! Você pode usar sua nota do ENEM como forma de ingresso, basta preencher o pré-cadastro clicando aqui e selecione a opção ENEM. Você será redirecionado para a ficha de inscrição da instituição de ensino responsável pelo polo escolhido.

15. Como funciona o vestibular?

Ao realizar sua inscrição, escolhendo a melhor data e o melhor horário para a realização da prova, basta se apresentar na unidade inscrita, portando documento com foto.

Cada universidade possui uma metodologia. Confira:

– Unifacs e UNP: vestibular composto apenas por uma redação.

– Anhembi Morumbi: vestibular composto por 20 questões de raciocínio lógico e de conhecimentos gerais mais uma redação.

– FMU: vestibular composto por 30 questões de matérias diversas mais uma redação.

16. Como vejo se fui aprovado no vestibular?

Você pode ver o resultado do vestibular no site da instituição de ensino responsável pelo seu polo, normalmente três dias uteis após a realização do exame. Acesse este link para visualizar os resultados: http://www.eadlaureate.com.br/consultar-aprovados/.

17. Como fazer minha matrícula?

Após aprovação, você deve comparecer ao polo com os documentos necessários e o boleto de matricula será gerado, depois basta pagar o boleto e você estará matriculado!

Os documentos necessários são:

– uma foto 3×4 recente;

– RG (original e cópia);

– CPF (original e cópia);

– comprovante de residência atualizado (água, luz, telefone, etc.) (original e cópia);

– histórico escolar do Ensino Médio (original e cópia);

– certificado de conclusão do Ensino Médio (original e cópia);

– boletim do ENEM (se for inscrição via ENEM).

18. Quantas vezes terei que ir ao polo?

Deve se direcionar ao Polo obrigatoriamente 2 vezes ao semestre para a realização das provas finais

19. Como poderei tirar minhas dúvidas com os professores?

Você possui um canal direto com professor onde pode fazer o questionamento e o professor respondera em até 48hrs.

20. Como é a metodologia de ensino?

Nossa metodologia de ensino é focada no estudante e em suas necessidades, estimulando constantemente sua participação como parte do processo de ensinar e aprender. Ela valoriza a autonomia cognitiva, proporcionando competências capazes de formar um estudante mais crítico. O resultado é um aprendizado mais rápido, prático e eficaz, apoiado por uma plataforma totalmente didática, com ferramentas como vídeo aulas, web-conferências, Book, fóruns e fale com o professor.

21. Meu diploma será emitido pela Laureate ou pela Universidade?

Seu diploma será emitido diretamente pela universidade que escolher para fazer seu curso.

22. Os cursos possuem estágio obrigatório?

Alguns cursos possuem estágios obrigatórios, isso pode ser verificado na grade de cada um deles.

23. Como é feita a entrega e apresentação do TCC?

A entrega do TCC acontece presencialmente no polo escolhido e a defesa do mesmo (apresentação) é realizada em web-conferência também presencialmente no polo.

24. É possível ingressar pelo FIES?

Pelo EAD ser uma modalidade de ensino de valor mais acessível não existe a liberação do FIES para nenhuma instituição de ensino.

25. No diploma virá especificado que o curso é EAD?

Não existe diferenciação na graduação presencial e EAD quanto ao diploma, uma vez que aluno recebe a titulação de graduado e não de modalidade de ensino, por isso seu diploma será igual a de uma formação presencial.

26. Em quanto tempo o diploma será emitido?

Os prazos para emissão de diplomas podem variar de 6 a 12 meses.

27. Quando que começo a ter acesso a plataforma?

Seu acesso a plataforma é liberado assim que sua matrícula é inserida em nosso sistema (até 48hs).

28. Como agendo minhas provas presenciais?

As datas disponíveis para a realização de suas provas presencias serão divulgadas e liberadas em sua própria plataforma, lembrando que quanto antes realizar a marcação mais datas terá como opção.